Serviço Social realiza VIII Simpósio e comemora 10 anos de curso

VIII Simpósio

Este ano o evento discutirá a luta pelos direitos sociais

Nesta terça-feira, 14, o curso de Serviço Social da UNIGRAN inicia o VIII Simpósio com o tema “Sem movimento não há liberdade: a luta pelos direitos sociais é coletiva”. Este ano toda a programação estará voltada para a comemoração de 10 anos de curso na Instituição.

A escolha do tema se deve a uma agenda de temáticas específicas lançada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). “Temos todos os anos uma agenda que provoca discussão e direciona todos os eventos e semanas acadêmicas dos cursos de Serviço Social a nível nacional. Então, achamos pertinente fazer essa discussão”, explica Maria Madalena Marques, coordenadora do curso.

Com este tema, segundo a professora, o objetivo é sensibilizar o público para o debate em torno da desigualdade social da violência e da negação de direitos. “Queremos abordar a perspectiva de defesa e da conquista de ampliação dos direitos da construção de uma sociedade ampliada, em defesa das políticas sociais e das lutas contra todas as formas de opressão e exploração. As ações interventivas da nossa categoria contribuem diretamente para o fortalecimento do projeto ético político que é a base e o fortalecimento para o amadurecimento da profissão”, considera.

O VIII Simpósio começa hoje, 14, às 19h com um Culto Ecumênico Solene e logo em seguida dará início a palestra de abertura. Amanhã, dia 15, haverá uma mesa redonda com o tema “A luta é coletiva” com egressos do curso. “A mesa terá uma característica especial, por ser os 10 anos do curso nós procuramos trazer palestrantes, ou seja, profissionais da casa. Profissionais formados aqui e que se destacam no mercado de trabalho pela competência, pela qualidade dos seus serviços”, conta a coordenadora. Após a discussão terá um coquetel para comemorar o aniversário do curso.

A palestra da quinta-feira, 16, será “Trabalho do Assistente Social: instrumentalidade e formação profissional” com a professora doutora Tatiane Raidel da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já o encerramento no dia 17 contará com um a mesa de conversação com lideranças dos movimentos sociais locais e regionais, que terá como tema “A luta pelos direitos sociais é coletiva”.

As inscrições ainda podem ser feitas na coordenação do curso, localizado no bloco I da UNIGRAN. Maria Madalena convida todos da comunidade e principalmente os usuários dos movimentos sociais. “É interessante que eles venham contribuir nas discussões. Essa troca com a experiência dos usuários, das pessoas que fazem parte dos movimentos sociais, independente de qualquer movimento, vem enriquecer a nossa semana acadêmica”, conclui. (IO)