Acadêmicos constroem maquetes de sistema de cultivo de peixes

Medicina Veterinária

Através das maquetes os alunos puderam visualizar os sistemas diferenciados de cultivo

Os estudantes do 5º semestre de Medicina Veterinária da UNIGRAN têm, em sua grade curricular, a disciplina de Piscicultura. E não é só na teoria que eles conhecem e estudam a criação de peixes. Após aulas no laboratório conhecendo as características de variados tipos de peixe, os alunos construíram maquetes para assimilar o sistema de cultivo.

A professora da disciplina, Cláucia Aparecida Honorato, afirma que a solicitação do trabalho foi para que os alunos interiorizassem o que é o sistema de cultivo. Cada grupo trabalhou com um sistema diferente. “Eles tiveram que fazer o planejamento real, com o tamanho do tanque ideal, quantos peixes cabiam em cada tanque, qual era o volume de produção, sistemas de sanidade, armazenamento de ração, tudo embutido que fechou dentro de uma maquete”, conta.

“Tivemos maquetes com o sistema de tanque rede utilizado para produção de pintado e de tilápia. Sistema intensivo de tanques cavados utilizando geomembrana para cultivo de camarão e tilápia em conjunto. E também um sistema para criação de truta, entre outros”, menciona a professora.

A maquete do grupo da acadêmica Ketlyn Zanetti é para uma produção de peixe de fluxo continuo, o sistema retira água do rio, passa pelos tanques sem água, individualmente, para não ter contaminação em outros tanques. “Essa água não fica parada no tanque, ela passa continuamente, sai e vai para um cano que cai num tanque de tratamento”, explica.

Já o trabalho do grupo de Lucas Alves é um tipo de sistema de produção intensivo com irrigação nos tanques individuais. De acordo com o estudante esse cultivo é mais utilizado para a produção de peixes de alto valor comercial, por exemplo, pintado, “é para tipos de peixes que exigem alto volume de água”.

Para elaborar a maquete a turma de Medicina Veterinária contou com o auxílio dos colegas do curso de Arquitetura. “Priorizei a interdisciplinaridade. Eles tiveram a ajuda de outros acadêmicos para conseguir fazer a parte de estruturação, porque nenhum profissional trabalha sozinho. Como veterinários eles vão trabalhar com engenheiros civis, arquitetos, agrônomos e zootecnistas, para poder conseguir efetivar um projeto de sistemas de produção seja ele qual for”, conclui a professora. [IO/SG]