Calouros enfrentam desafios na vida universitária

Administrando o tempo

Bruno Callegari cursa o 1º semestre de Publicidade e Propaganda na UNIGRAN

Ingressar na faculdade é uma experiência comumente assustadora, gera grande impacto para os jovens estudantes. O 1º bimestre do ano letivo já se foi. Há alunos que apenas estudam e conseguem administrar bem o tempo, e há aqueles que precisam conciliar a faculdade com o serviço, mas não têm tempo, precisando aproveitar os horários de viagem e finais de semana para dedicar ao estudo.

Bruno Callegari cursa o 1º semestre de Publicidade e Propaganda na UNIGRAN e faz o trajeto de 47 km todos os dias para estudar, ele mora em Caarapó. Para o acadêmico “quem estuda aqui em Dourados e mora em outro município, é realmente complicado, seria muito mais fácil se tivesse condições de mudar para a cidade, mas para isso, precisaria arrumar serviço, porque largar tudo e vir pra cá não tenho condições”.

Como o estudante trabalha de manhã em um site de onde mora e a tarde em uma rádio local, Bruno precisa conciliar suas tarefas diárias. “Chego em casa por volta de meia noite, às vezes até dá tempo de comer, porque geralmente estou com fome, até pegar no sono, leva em torno de uma hora, então vou dormir uma hora da manhã, para acordar no outro dia as seis, para ralar de novo. Tudo tem que ser mais controlado”, enfatiza.

Aproveitar os horários de translado entre a cidade que reside e a faculdade para fazer os estudos, ajuda a aperfeiçoar o tempo, conforme o administrador e professor do curso de Administração da UNIGRAN, Fábio Mascarenhas Dutra. “Priorizar os estudos no período de graduação, utilizando finais de semana para dedicar-se aos trabalhos e revisões de conteúdo, escolher bem o colega que viaja na poltrona ao lado para que não se disperse na hora da leitura é um ponto a se pensar”, são algumas dicas do professor para os estudantes que viajam horas ou que não têm tempo para estudar em casa.

Saber administrar corretamente o tempo pode influenciar diretamente na qualidade dos estudos, “quando deixamos para estudar para uma prova apenas na semana de provas, é fato que não teremos tempo hábil para rever um conteúdo que foi passado durante o bimestre todo”, lembra Fábio. O administrador explica que “desde o começo do semestre já podemos saber quais e quantas matérias terão, com esta informação em mãos é possível fazer um cronograma de todas as atividades a serem realizadas durante a semana. Isso facilita bastante e com certeza poderá sobrar mais tempo para o lazer e demais afazeres sociais”.

O acadêmico Bruno Callegari, afirma que, “o esforço vale a pena, hoje choramos e amanhã damos risada, então nada é fácil, nada é de graça, se fosse tudo muito fácil não teria graça. A gente sofre, pena um pouco, mais lá na frente com certeza vale a pena, e sempre é bom ter um sacrifício, porque lá na frente temos uma história para contar aos filhos, netos, então é muito gratificante”. (GM)