Professor da UNIGRAN apresenta relato de ensino no Paraná

Helton, no centro, é professor de Jornalismo e Publicidade na UNIGRAN

O professor e pesquisador da UNIGRAN, jornalista Helton Costa apresentou no último final de semana em Ponta Grossa – PR o trabalho “Contato com rotinas jornalísticas como estratégia ao estímulo da pesquisa científica”, dentro do 2º Encontro Sul-brasileiro de Professores de Jornalismo e 5º Encontro Paranaense de Ensino de Jornalismo.

O trabalho tratou da experiência desenvolvida com os alunos do 5º e do 6º semestre de Jornalismo do curso na UNIGRAN. O pesquisador contou que em um primeiro momento os alunos receberam noções teóricas dentro da disciplina de Jornalismo On-line, depois estudaram o jornalismo local, identificando a necessidade de matérias regionalizadas e em seguida produziram para esse meio.

“Depois dessa parte, eles sentiram a necessidade de identificar e quantificar quantos eram os jornais virtuais de Dourados, levando em consideração o conceito teórico e legal que essa visão implica e nasceu daí o Guia de Ciberjornais de Dourados – 2012, que já está disponível para download gratuito”, explica Helton.

O guia pode ser baixado em http://migre.me/eiyOe ou direto no blog do professor: http://heltoncosta.wordpress.com/trabalhos-publicados/.

Fazendo ciência

Após a pesquisa inicial, que segundo o professor foi maior parte empírica, alguns alunos demonstraram interesse pela pesquisa acadêmica e cinco deles produziram e participaram de eventos regionais e nacionais com artigos científicos, utilizando para isso, metodologias aprendidas em sala de aula.

“Ao longo de 2012, o trabalho se dividiu em três partes: teorização e estudo do Jornalismo On-line e do ambiente local/regional de trabalho; estudo das rotinas desse ambiente e inserção de notícias (entrada nesse mercado); e reflexão e produção de estudos utilizando os conhecimentos específicos obtidos durante o processo de aprendizagem do ano letivo”, afirma o jornalista.

Helton é ex-aluno da UNIGRAN, da primeira turma de Jornalismo de Dourados e primeira turma ProUni, doutorando em Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.