UNIGRAN realiza palestra sobre Biossegurança para funcionários e estagiários

Biossegurança

Paola é estagiária no laboratório há pouco mais de um ano e é consciente das normas que deve seguir

No último final de semana funcionários e estagiários da UNIGRAN participaram de uma palestra de capacitação e orientação sobre Biossegurança. A palestra foi ministrada pelo coordenador do curso de Biomedicina Luis Fernando Macorini.

Segundo Luis Fernado a biossegurança vem para ajudar no conhecimento dos riscos e na proteção de acidentes existentes dentro de alguns setores. “Tem o objetivo de mostrar os perigos e diminuir acidentes dentro dos estabelecimentos, de laboratórios”, esclarece.

“Classificamos dentro da biossegurança cinco tipos de acidentes: o risco de acidente, o ergonômico, o biológico, o físico e o químico. Cada laboratório, cada estabelecimento tem determinados tipos de riscos”, explica o coordenador.

A acadêmica de Farmácia e estagiária do laboratório de Bromatologia, Paola Vilar de Moraes, acredita que a informação sobre como se prevenir é a melhor maneira de evitar acidentes. “Estamos em um ambiente que corremos riscos. Sabendo desses riscos vamos evitar”, afirma.

No laboratório há manipulação de reagentes químicos, de vidros, de fogo, o que pode acarretar vários acidentes comprometendo a saúde e também a vida do profissional, por isso é essencial o uso de equipamentos como luva, máscara e óculos. “Sem dúvidas hoje dentro de uma área de trabalho, principalmente da área de Saúde, tem que seguir as normativas da Biossegurança”, conclui Luis. (IO)