Acadêmicos participam de “Oficina de Musicalização”

Pedagogia

A oficina foi oferecida a todos os acadêmicos de Pedagogia

A música é uma linguagem direta, que dispensa explicações. Sua letra diz por si só o que se quer passar. Por isso aprender com musica se torna mais fácil e divertido. Para aproximar os acadêmicos de Pedagogia da música, a coordenação realizou uma oficina de musicalização com a pedagoga formada em piano, Angela Vasconcellos.

Angela fez diversas demonstrações durante a oficina utilizando instrumentos que incluía um som a cada história. A pedagoga afirma que a música trabalha a concentração e permite que a criança se acalme e atenda a professora. “A música trabalha os cinco sentidos. Então quando a professora der um comando, se é uma criança que aprendeu a ficar concentrada, observar e perceber, certamente vai entender e vai conseguir trabalhar muito melhor em todas as outras disciplinas da escola”, garante.

Além da concentração, para Angela, a música desperta o entrosamento e a socialização. “Uma pessoa que estuda música se liberta, o sentimento vem à tona. E as crianças são carentes de atividades diferentes, principalmente as de escolas públicas. Então é importante trabalhar um universo diferente para elas, certamente vai ser uma experiência que elas vão levar para o resto da vida”, acredita.

A coordenadora de Pedagogia, Elizabete Velter, acrescenta que a música leva a uma interação, “leva a uma dinâmica que ajuda a desenvolver o corpo humano e também o cérebro“. A acadêmica do 5º semestre, Fernanda Cosmo de Souza, participou da oficina e acredita que a música auxilia no ensino e confirma que levará o aprendizado para sala de aula quando estiver atuando. “Com certeza vou aplicar isso na minha turma. É mais fácil, é uma forma lúdica e prazerosa, e a criança aprende com mais facilidade”, disse.

De acordo com Angela Vasconcellos existe uma lei que insere a música no currículo de toda a educação básica e os profissionais terão de estar em contato com a música. “A oficina proporcionou um primeiro contato para que eles cheguem um pouco mais preparados nas escolas. Muitas vezes o profissional pensa que terá que ensinar a ler música e não é essa a proposta. É trabalhar com música de uma forma lúdica, brincando com as crianças e aos poucos aflorando, aperfeiçoando e aprofundando”, conclui. (IO)