II AgroTec começa hoje na UNIGRAN

Jornada Acadêmica

O evento contará com palestras e minicursos voltados para a área agrícola

A 2ª edição da Jornada Integrada dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN – II AgroTec – tem início hoje, 24, às 19h10, no anfiteatro do bloco 10 da Instituição. A proposta do evento que segue até o dia 26 é de integrar os cursos, pois são de áreas afins, abordando assuntos mais específicos através de palestras pontuais e minicursos. Acadêmicos de outras instituições, profissionais da área e produtores rurais também podem participar.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia da UNIGRAN, Fábio Regis de Souza, a Jornada Integrada surgiu da necessidade de “proporcionar aos acadêmicos a abordagem de assuntos mais específicos daqueles assuntos que nós identificamos um pouco mais carente esse tipo de informação durante as aulas”.

A programação deste ano conta com uma novidade: uma palestra sobre aspectos motivacionais, que vai ser a primeira dentro de uma semana acadêmica dos cursos, no primeiro dia haverá ainda uma palestra sobre “Gestão no agronegócio”. No dia 25, será abordada a parte de fertilidade do solo, “tanto a fertilidade química, quanto física do solo. Porque nós temos observado uma carência de informação e formação sobre esse assunto”, informa Fábio.

De acordo com o coordenador, “no terceiro dia serão abordadas plantas medicinais, que é uma carência também de informação sobre plantas medicinais, sendo que a grande parte dos nossos medicamentos hoje, os princípios ativos extraídos de plantas medicinais. A segunda palestra será sobre arranjo de plantas de soja, um assunto que tem sido muito discutido na região do Mato Grosso do Sul, principalmente em sistema de plantio cruzado, e a última palestra será o planejamento agrícola e dimensionamento de frotas”.

Durante o dia ocorrerão minicursos, “o objetivo é de atuar especificamente num assunto que muitas vezes não é abordado, aprofundado em sala de aula. Esses minicursos são para aprofundar especificamente em um assunto, nós teremos metodologia para análises do solo, sensoriamento remoto, introdução à análises de commodities, produção de mudas de eucalipto, manejos de potássio no sistema de plantio direto, tecnologia de milho safrinha, entre outros”, menciona o professor Fábio.

O valor da inscrição será de R$40,00 para a programação noturna e de R$60,00 com o minicurso incluso. Para mais informações mande um e-mail: agrotecunigran@hotmail.com. (SG)