Campanha de vacinação contra gripe encerra dia 26

Vacina contra gripe

O público-alvo deve procurar os postos de saúde até sexta-feira

Gestantes, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, presidiários, doentes crônicos como obesos, diabéticos e doentes renais devem tomar a vacina contra gripe até a próxima sexta-feira, dia 26. Segundo o Portal da Saúde, um balanço parcial do Ministério da Saúde aponta que mais de 5,5 milhões de brasileiros receberam a dose na primeira semana da campanha. A meta é vacinar 31,3 milhões de pessoas.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIGRAN,
Tatiana Vallezzi, a vacina protege apenas contra os vírus mais graves da gripe, aqueles que podem causar morte, internação, complicações mais graves. “Por isso, parte da população como os idosos e as grávidas devem ser vacinados, esse público-alvo corre mais riscos de ter complicações. Eles têm mais chances de adquirir os vírus”, explica.

Tatiana esclarece que o fato da vacina imunizar contra alguns vírus não evita que as pessoas se contaminem com outros tipos de gripe. “Existem centenas de vírus de gripe, nada impede que ela entre em contato com outros vírus. Mas será uma gripe ou resfriado sem complicações, com sintomas mais leves”, afirma.

Pessoas que apresentaram reação alérgica em doses anteriores devem procurar um médico para saber se pode ou não tomar a vacina. A vacina também é contraindicada para alérgicos a ovo. A enfermeira faz um alerta: “quem vacinou ano passado precisa tomar novamente este ano. Porque a imunidade da vacina dura apenas um ano. Por isso a campanha é realizada todos os anos”. (IO)