Concurso elege Miss e Mister Indígena 2013

Seminário Indígena

Vencedores do Miss e Mister Indígena 2013

Como forma de valorizar a beleza, a diferença e promover a autoestima dos indígenas em Dourados, a UNIGRAN, em parceria com a prefeitura municipal, realizou o Concurso Miss e Mister Indígena 2013. Sendo parte da programação do IX Seminário Indígena, essa é a terceira edição da competição feminina e a segunda da masculina, que, pela primeira vez, teve o desfile na aldeia.

Daiane Martins Romeiro, 17 anos, e Fernando da Silva Souza Júnior, 16 anos, conquistaram os títulos de Miss e Mister Indígena 2013 na noite desta quinta-feira (18). Para Fernando, da etnia terena, o mais importante não foi a vitória, “pra mim valeu muito ter essa experiência, conhecer novas pessoas, poder ajudar certas pessoas. É uma gratificação mostrar a cultura indígena, e claro, ressaltando que eu não fiz isso sozinho, eu tive ajuda de muitas pessoas e eu só gostaria de agradecer a todas essas pessoas que me ajudaram até aqui”.

Ao todo, 16 indígenas das etnias terena, guarany-kaiwá e guarany-nhandéwa participaram do concurso. Os candidatos desfilaram com trajes de gala e com vestimentas típicos da cultura indígena, que foram avaliados por uma banca composta por cinco jurados, pelos quesitos: beleza, simpatia e tradição.

Suzeth Martins Freitas, 20 anos, etnia terena, foi a 1ª Miss Indígena em 2011 e nesta edição participou do desfile como jurada. Agora acadêmica do 3º semestre de Agronomia da UNIGRAN, ela conta que as pessoas não se esqueceram dela. Segundo Suzeth, “muitas pessoas destacam as coisas ruins que tem na aldeia, nunca mostram as coisas boas que tem, então eu acho o concurso importante porque mostrou a beleza indígena”.

Lista dos três primeiros colocados

Mister indígena:
1º lugar: Fernando da Silva Souza Júnior, 16 anos, etnia terena.
2º lugar: Ronival Alves Romeiro, 21 anos, etnia kaiowá.
3º lugar: Genivaldo Alves Marques, 16 anos, etnia kaiowá.

Miss indígena:
1º lugar: Daiane Martins, 16 anos, etnia guarani.
2º lugar: Ana Paula Alves Gonçalves, 14 anos, etnia kaiowá.
3º lugar: Ariane Rodrigues, 17 anos, etnia guarani. (SG)