Encomex promove a cultura de exportação entre os empresários de Dourados.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai realizar o 41º Encontro de Comércio Exterior (Encomex) na quinta-feira (dia 14), em Dourados. O evento, que tem o objetivo de aumentar a participação das empresas brasileiras no comércio internacional e facilitar o processo exportador, contará com a participação de técnicos do ministério, agentes de comércio exterior, bancos e instituições públicas e privadas e de empresários. Qualquer pessoa que tiver interesse em participar pode se inscrever (clique no banner nesta página), mas o evento é voltado para o empresariado, principalmente às micro e pequenas empresas. "O objetivo é criar uma cultura exportadora e aumentar a base de empresas que exportam", diz Luiz Eduardo Sá Fortes, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e coordenador do Encomex. No ano passado, as exportações do Mato Grosso do Sul atingiram US$ 474 milhões e as importações, US$ 281 milhões, resultando em superávit comercial de US$ 192 milhões. Em 2000, o estado exportou US$ 253 milhões e importou US$ 161 milhões, o que resultou em saldo positivo de US$ 92 milhões. Os participantes assistirão a palestras sobre a estrutura, o funcionamento e as regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro. Também terão acesso a informações sobre mecanismos de apoio às exportações, orientações sobre negociações internacionais, além de ficar sabendo de oportunidades de negócios com o exterior. Desde que foram criados, em setembro de 1997, os Encomex contabilizaram cerca de 20.000 pessoas e 8.781 empresas participantes. No último evento, realizado em Recife, no mês de janeiro, participaram mais de 900 pessoas. Os encontros são realizados em cidades que tenham pólos produtivos com potencial de exportação. Neste ano, a Secex vai intensificar a realização desses encontros para atingir um maior número de cidades, principalmente no interior. Dos quatro milhões de empresas existentes no país, apenas 17,2 mil exportam seus produtos. Com a ajuda dos Encomex, o Ministério do Desenvolvimento pretende mudar esses números. "No ano passado, mil novas empresas ingressaram na exportação brasileira. E esse é o objetivo do programa: incluir novas empresas e empresários no processo exportador", afirmou o secretário-adjunto de comércio exterior, Ivan Ramalho. (Pricila de Oliveira/Release do MDIC)