IX Seminário Indígena da UNIGRAN debaterá “Educação e Cultura”

Seminário Indígena

Através do Seminário, a UNIGRAN contribui com a valorização dos povos indígenas

Em sua 9ª edição o Seminário Indígena da UNIGRAN traz para debate os temas “Educação e Cultura Indígena”. O evento contribui para o processo de socialização, dá visibilidade e promove o empoderamento dos acadêmicos indígenas da Instituição e demais participantes.

Segundo a pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, o tema foi levantado junto com os alunos e participantes da comissão organizadora. “A escolha se deu pela necessidade de promover amplo debate sobre a Educação e Cultura Indígena como viés preponderante para melhorar o entendimento sobre a diversidade étnico cultural fortemente presente nas populações indígenas de Dourados”, explica Bazé.

Conforme a pró-reitora, a temática passou a ser obrigatória através de texto legal para qualquer curso em desenvolvimento em todos os níveis do currículo, desde a educação básica, até o ensino superior. “Somente através do conhecimento e informação que podemos ampliar nossas visões sobre o entendimento do modo de ser do outro, através da história sobre os povos indígenas, sua cultura, valores, modo de organização social, direitos que devem ser respeitados e ainda visando melhorar o nosso relacionamento, ampliar laços de solidariedade e diminuir a discriminação ainda presentes nas relações entre indígenas e não indígenas”, destaca.

Para Terezinha Bazé, a consciência histórica é a chave para a participação cidadã no país. “Ter a oportunidade de conhecer a especificidade sobre a Cultura e a Educação Indígena é de interesse de todos nós que nos intitulamos cidadãos concisos de nossos direitos e responsabilidades em contribuir com a sustentabilidade das questões que identificam a nossa história, identidade e cultura”, acredita.

Concurso Miss e Mister Indígena 2013

Com o intuito de valorizar a beleza indígena, a diferença e a estética cultural, a UNIGRAN juntamente com a Prefeitura Municipal de Dourados, o Amigo do Índio e a Secretaria de Educação irá realizar a 3ª edição da Miss Indígena e a 2ª edição do Mister Indígena.

“O concurso foi pensado como estratégia de valorização da identidade, autoestima e visibilidade a beleza e performance indígena. Tornou-se um evento social dentro da programação em comemoração ao Dia do Índio”, conta Bazé. O desfile acontece dia 18, quinta-feira, a partir das 19h na Vila Olímpica da Aldeia Jaguapirú.

Para participar do Seminário Indígena 2013 o interessado deve fazer a inscrição na pró-reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN, localizada no Bloco I. O valor do investimento é de R$ 10,00. Os participantes inscritos receberão certificado de 40h. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3411-4246. (IO)