Capitão do Exército ministra palestra a acadêmicos de Engenharia Civil

Engenharia Militar

Acadêmicos de Engenharia Civil conheceram um pouco mais da história da Engenharia Militar

Nesta semana, foi comemorado o Dia da Engenharia Militar Brasileira, vertente que colabora com o desenvolvimento nacional na construção de estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e outras obras. Por isso, os acadêmicos de Engenharia Civil da UNIGRAN receberam o capitão da Companhia da Engenharia de Combate Mecanizada em Jardim, Otácilio Giovani Lagranha Gomes, para uma palestra sobre o tema.

A Engenharia Civil partiu da Engenharia Militar e este é o segundo ano que o curso de Engenharia conta com a presença do Exército Brasileiro. Conforme o professor da UNIGRAN, Rubens Di Dio, “a proposta da palestra é fazer com que o nosso acadêmico de Engenharia Civil saiba a origem da profissão, da ordem e da disciplina que a profissão exige, para que ele seja primeiro um cidadão e depois um profissional”.

O capitão Lagranha abordou durante a palestra um pouco da história. “Falei das origens, tanto da Engenharia Militar, como da Engenharia Civil, que depois foi dividida, teve essa diversificação e depois mostrei um pouco do trabalho do Exército, da Engenharia Militar, o que está acontecendo hoje, as nossas missões atualmente e o que estamos fazendo em prol do desenvolvimento do Brasil”, enumera.

De acordo com o engenheiro militar, o trabalho da Companhia está bastante aquecido. “Nós estamos envolvidos em diversas obras de Norte a Sul do Brasil, salientamos na palestra o que já foi construído de acervo rodoviário, ferroviário, aeroportuário e portuário. São obras que estão no decorrer da história do Brasil, recente e também um pouco mais antiga”, afirma.

A acadêmica do 3º semestre, Claudia Regina Gregorato Cunha, acompanhou a palestra nos dois anos – 2012 e 2013. Para ela, “foi excelente, porque mostrou como é a Engenharia Militar e a partir de agora eles falaram que terá um curso técnico, isso é bom, pois a pessoa pode se preparar antes de entrar na faculdade. Isso que eu achei muito importante”. (SG)