Entrevista de emprego: conhecer a empresa previamente pode ajudar na conquista da vaga

Mercado de trabalho

No currículo não é necessário encher de experiências passadas, as três últimas são suficientes

Para entrar no mercado de trabalho o candidato que almeja determinada vaga irá passar por um processo de seleção. Neste processo há um elemento que tira o sono de muita gente: a entrevista. Para passar nesta etapa o entrevistado deve estar preparado, pois pode ser decisiva para a conquista do emprego.

O bom desempenho durante a entrevista é crucial, mas as pessoas ainda cometem erros neste momento, é o que diz a professora de Psicologia da UNIGRAN, Luciana Mariano. “Os maiores erros cometidos é ir para entrevista despreparada, sem o currículo, sem a carteira de trabalho, sem saber nada sobre a empresa. Se for uma empresa de pequeno porte ainda suporta, mas se for fazer uma entrevista em uma usina ou em uma indústria eles esperam que o candidato saiba um pouco da empresa, que tenha tido interesse de saber quais produtos a empresa trabalha, qual o tipo de serviço oferece”, afirma a Luciana.

A psicóloga explica que o fato de estar nervoso nem sempre prejudica, mas o candidato deve ser sincero e deve concluir o raciocínio da resposta. “Se estiver nervoso fale: desculpe estou nervoso. Não tem problema, as pessoas entendem. O que não pode é por conta desse nervosismo começar omitir ou deixar de responder e se atrapalhar. Então é melhor falar a verdade”, ressalta.

É bom lembrar que é necessário chegar com antecedência ao local da entrevista e estar com boa aparência. “Tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, não usar perfume em exagero, prender o cabelo, usar sapato fechado, brinco discreto, maquiagem discreta, é o que se espera do entrevistado”, assegura Luciana Mariano.

Essas regras também valem para as entrevistas de estágio. O interessado deve seguir a risca todas as condutas. “O único diferencial para o estagiário é que ele precisa se colocar mais no lugar de aprender. Muitas vezes ele quer ter no currículo um estágio, mas não está interessado em aprender. É preciso mostrar interesse”, sugere a professora da UNIGRAN.

Outro ponto importante apontado pela professora é o currículo. Segundo ela no currículo o menos é mais, o que interessa são os dados pessoais, a idade, a formação e as últimas experiências profissionais. Luciana ainda conclui, “só aceite vaga que realmente queira. Às vezes a pessoa está muito desesperada para trabalhar e aceita qualquer vaga e logo sai. Isso vai sujando a imagem dela no mercado, vai desgastando. Vale a pena esperar um pouco mais”. (IO)