Diagnóstico e planejamento na Periodontia é tema de palestra na UNIGRAN

Odontologia

Acadêmicos de Odontologia receberam palestra sobre Periodontia

O conhecimento do processo saúde/doença é um passo importante para a avaliação de um paciente em relação à doença periodontal, este é o princípio do diagnóstico. Para falar sobre o assunto, esteve na UNIGRAN o professor doutor José Peixoto Ferrão Júnior, responsável pela disciplina de Periodontia da UFMS, em Campo Grande. A palestra iniciou o 3º Ciclo de Desenvolvimento Científico do curso de Odontologia.

Reinaldo Akamine, coordenador de Odontologia na UNIGRAN, explica que o ciclo de palestras “se baseia na troca de informações entre professores de instituições parceiras. São informações importantes para a formação do nosso aluno, principalmente para o nosso enfoque que é o generalista. Nós trabalhamos muito a parte de planejamento e diagnóstico adequado de qualquer situação, de qualquer caso”.

Todo tratamento no dente começa a partir de uma gengiva saudável, segundo Reinaldo, e a periodontia, “abrange muito mais do que às vezes o paciente acha que é a chamada popularmente de limpeza. Existe todo um tratamento gengival que deve ser feito no início, durante e no final de qualquer tratamento e periodicamente também”.

O professor José Peixoto Ferrão Júnior, optou para trazer aos acadêmicos a parte de diagnóstico e planejamento da Periodontia. “É extremamente importante, porque muito se fala em tratamento, pouco se fala em diagnosticar e se planejar corretamente, para que se tenha um resultado bom no tratamento. Então hoje nós resolvemos trazer esta parte de casos para o aluno se aperfeiçoar um pouco mais em diagnóstico, para obter um melhor planejamento do paciente”, afirma.

A Periodontia é uma especialização da Odontologia que trata das inflamações da gengiva, osso, raiz, em resumo, tudo o que protege e segura o dente na boca, o ‘alicerce da casa’. “Hoje a Periodontia está extremamente em evidência, aumentando cada vez mais, porque a inflamação da gengiva, a doença periodontal, além de fazer o paciente perder o dente, existe uma relação direta com doença sistêmica, pode levar a problemas cardiovasculares, problema pulmonar e outras doenças. Então, deixou de ser simplesmente um problema de ‘eu vou perder um dente’ e sim, um problema de saúde”, garante José Ferrão.

O acadêmico do 3º ano, Laurence Lucius Mokayad Ferro, aprovou palestra. “É muito interessante ver opiniões de outros professores, principalmente de outras instituições cada um tem um ponto de vista diferente, isso acrescenta novas ideias para nós, alunos. A Periodontia é essencial, não se pode fazer nada sem a Periodontia, não se pode fazer um bom clareamento, por exemplo, é um dos temas mais importantes da atualidade”, considera. (SG)