Atividade do Projeto Qualidade de Vida esclarece direitos previdenciários a idosos

Qualidade de Vida

Estudantes de Direito levaram informações sobre Direito Previdenciário e Estatuto do Idoso

Como parte das atividades realizadas no Projeto Qualidade de Vida da UNIGRAN, acadêmicos e profissionais de Direito ministraram uma palestra para os idosos participantes sobre a Previdência Social e o Estatuto do Idoso. O debate também contou com a participação de estudantes dos cursos de Serviço Social e Psicologia.

A coordenadora do projeto, Izabel Andrade de Souza, explica que ”a proposta foi trazer mais um curso para atuar no projeto e trazer aos idosos mais um direito, sobre a questão dos direitos previdenciários, estatuto do idoso e promover para os acadêmicos esta interação, fazendo este debate. Essa foi uma demanda pedida pelos idosos e que conseguimos atender”.

Os acadêmicos, supervisionados pelas professoras Kelei Zeni, Juliana Fava e Ana Bovério, falaram sobre os direitos dos idosos e obrigações previdenciárias. Um dos palestrantes, Haroldo Ferreira da Silva, do 7º semestre de Direito, afirma que o tema abordado “é de suma importância para o idoso e para qualquer membro da sociedade, independente da idade”. Durante a palestra, o estudante enfatizou que “a previdência é um direito previsto na Constituição Federal, dentro da Seguridade Social, que é uma ação de iniciativa tanto do poder público, quanto da sociedade, para manutenção da Saúde, da Previdência Social e da Assistência Social”.

Haroldo esclarece que para fazer parte do sistema da previdência “tem que ser segurado e para ser segurado tem que contribuir com a Previdência Social. No caso da Saúde, não existe contribuição, todo mundo tem esse direito”. Na opinião do acadêmico,”este tipo de debate é importante para a sociedade para que eles [os idosos] possam exercer seu direito, a sua cidadania. Entender como funciona todo o sistema é importante para que venham a cobrar e exigir seus direitos diante de um dever do Estado e da sociedade como um todo”.

Dona Carolina Gonzaga Porto, 70 anos, aprovou a atividade. Ela participa há quatro anos do Projeto Qualidade de Vida. “Quando eu entrei aqui, entrei praticamente de cadeiras de rodas, então, graças a Deus com esse projeto eu tenho tido vitória, consigo trabalhar, andar, faço todos os meus afazeres. Eu me sinto muito apoiada. E esta palestra foi maravilhosa. É coisa que a gente não sabia, a gente passou a saber”, garante.

O Projeto Qualidade de Vida busca oferecer palestras para idosos, aulas de hidroginástica e outras atividades. Além de proporcionar um local onde eles podem se encontrar para realizar atividades físicas e culturais semanalmente. (SG)