Celebrar a Páscoa é celebrar a vitória de uma vida nova...

Fonte da foto: Gospel 10

* Prof. Fábio Henrique Cardoso Leite

Falar de Páscoa é simples e muito gostoso, principalmente quando estamos com a família ou com os amigos, mas como posso vivenciá-la?

Vejo que é uma pergunta que devemos fazer constantemente, não somente nesta época maravilhosa em que Cristo se manifesta entre nós como o ressuscitado, aquele que morreu por cada um de nós e ressuscitou para mostrar que a vida é ressurreição, que a vida é alegria em Deus.

Páscoa é estar pronto para o outro, para aquele que precisa de mim, não só com palavras, mas com gestos, gestos este de ajuda ao mais necessitado (espiritual ou material), ajudar para que estas pessoas possam viver mais felizes, é mostrar a bondade de Deus, mostrar que Cristo vive em mim, vive em nós.

Chocolates, festas... Qual o sentido de tudo se eu não consigo viver, não consigo ressuscitar para uma vida mais feliz, não podemos nos alienar pensando que este momento de Páscoa é apenas em um dia (domingo), não posso entregar “ovos de chocolate”, para alguém sem primeiramente dizer sobre o significado real de toda a celebração, não posso me enganar pensando que este momento de festividade começa hoje e termina hoje.

Páscoa é uma dedicação plena, é uma satisfação de fazer tudo com amor em todos os momentos. Cristo ressuscitou não apenas em um momento, Ele ressuscitou para sempre. A comemoração deve ser para sempre também, viver Cristo ressuscitado todos os dias, não é fácil, mas sem um exercício de caridade, de penitência e de amor, se torna um fardo difícil de carregar.

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, viva plenamente a cada momento, lembrando que Jesus como homem, viveu, amou, sofreu e ressuscitou, nós podemos viver, sofrer e amar, para ressuscitar no outro a esperança, a paz, a alegria e acima de tudo o amor.

Ame sem pedir ou esperar algo em troca, se doe sem medir as consequências. Cristo teve uma missão, nós temos uma missão, pois amar é um dom, amar é ressuscitar a boa nova em minha vida e na vida do outro.
Feliz e abençoada Páscoa.

* Filósofo – professor da UNIGRAN e coordenador da Pastoral Universitária da diocese e da UNIGRAN.