Acadêmicos da primeira turma de Radiologia iniciam estágio

Radiologia

Alunos em aula prática simulando exames de raios-x

Após aprender a teoria em sala de aula, os alunos da primeira turma de Radiologia da UNIGRAN irão atuar no atendimento ao público através do estágio supervisionado no Hospital da Vida e no Pronto Atendimento Médico, o PAM. A primeira etapa do estágio aconteceu nos laboratórios da Instituição.

O coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia, Fábio Rodrigues de Souza, explica que o estágio é dividido em especialidades. “Na UNIGRAN utilizamos o Hospital Veterinário e a Clínica Odontológica, fora da Instituição levamos os alunos para fazer estágios de raios-x convencional e tomografia computadorizada. Essas são as quatro especializações”.

A primeira etapa de estágio realizada nos laboratórios da Instituição foi essencial já que, “no laboratório nós temos um aparelho simulador de raios-x muito próximo ao real voltado para as práticas de ensino, pois não produz radiação ionizante, não sendo prejudicial ao corpo humano. Portanto, o aluno vai executar todos os procedimentos, desde acolher o paciente, questioná-lo do por que ele está fazendo tal exame, até ao posicionamento e utilização das técnicas”, esclarece Fábio Rodrigues.

A radiologia é dividida em duas partes: diagnóstico e terapia. O estágio que os alunos farão nos hospitais é para diagnósticos, ou seja, descobrir alguma patologia. Não irão tratar da patologia, porque esse procedimento fica por conta da radioterapia. O coordenador destaca que “as especialidades que eles irão fazer no estágio, são disciplinas do próprio curso. Eles já cursaram essas disciplinas e agora vão colocar em prática como a tomografia, técnicas de incidência radiológicas, radiologia odontológica e veterinária”.

A aluna Jéssica de Paula destaca a colaboração e o apoio dos professores nessa nova etapa. “Ficamos apreensivos já que estaremos em contato com a população, porém estamos bem preparados para isso. Temos total confiança de que tudo dará certo ainda mais com o apoio dos professores”.

O acadêmico Paulo Roberson Silva espera atender as expectativas. “Já tivemos a parte da teoria e agora com a prática, vamos atender os pacientes que irão realizar os exames. Espero sair de lá capacitado para a minha profissão”, assegura. (WD/IO)