Acadêmicos debatem igualdade entre gêneros

Dia da Mulher

Defensora pública defendeu educação como melhor forma de combater a violência

Para encerrar a semana do Dia da Mulher, estudantes de Serviço Social da UNIGRAN receberam a defensora pública Inês Batisti Dantas Vieira para um debate sobre igualdade de gêneros e violência contra a mulher. Durante a semana, acadêmicos de Enfermagem e Fisioterapia também conscientizaram a população sobre a saúde feminina.

Fruto de uma parceria entre UNIGRAN, Secretaria Municipal de Assistência Social e Defensoria Pública de Defesa da Mulher, a palestra “Compromisso e atitude pela lei”, tratou, principalmente, da Lei Maria da Penha. Mas também destacou que a punição do crime não é a única forma de se tratar do assunto, é preciso educar antes que o crime aconteça.

Segundo a palestrante, “as leis em vigor tratam do caso quando já aconteceu, mas a violência só vai acabar se começarmos a educar nossos filhos, pra isso, educação não sexista, de igualdade entre os gêneros, já na primeira infância”, opina. Para ela, educadores e principalmente pais devem mostrar para as crianças que a igualdade é natural.

Além do debate legal, a semana também foi marcada por outras ações de conscientização nos intervalos das aulas. Acadêmicos de Enfermagem entregaram panfletos falando sobre a saúde da mulher, enquanto estudantes de Fisioterapia alertaram sobre os perigos do câncer de mama e suas formas de prevenção.

Foi uma surpresa para Kamila Marangon, do 5º semestre de Fisioterapia, que participou da ação, o número de pessoas que desconhecem seus direitos. “Muitas mulheres não têm a conscientização sobre o câncer de mama e não sabem que o SUS fornece a mamografia para pessoas acima de 40 anos e pessoas de risco, com parentes próximos que tiveram câncer”, constata.

O Projeto Qualidade de Vida também homenageou as mulheres. As participantes receberam orientações de saúde, puderam prestigiar uma apresentação musical do violeiro Dito Freitas e ainda, se deliciaram com um café da manhã. (TD/SG)

Confira a galeria de fotos das atividades: