Estudantes devem lutar pela profissão, afirma fisioterapeuta

Fisioterapia

Presidente da Associação apresentou aos jovens a importância de se mobilizar

Para debater a atual situação dos profissionais na cidade e no estado, acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIGRAN receberam a presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Dourados e Região (Afidor), Leisemari Molina. A palestra “Situação atual da Fisioterapia no Brasil e no MS e a importância dos movimentos associativos na Fisioterapia” integrou a Aula Magna do curso.

Segundo o coordenador do curso, Renato Silva Nacer, o debate sobre a valorização do profissional é essencial, especialmente na academia. “Os alunos precisam sair da faculdade sabendo do papel deles, eles precisam, além de conhecer técnicas, brigar pela profissão”, afirma.

Ele conta que a profissão tem alcançado vitórias ao longo dos anos e hoje o fisioterapeuta está inserido em várias áreas da saúde, mas ainda não recebe a valorização que merece. “Os alunos precisam ver que os fisioterapeutas de Dourados estão unidos. A Associação é quem vai nortear e fiscalizar os profissionais para trabalharem dentro das determinações do Conselho Regional”, explica.

A presidente da Associação e palestrante, Leisemari Molina, concorda. “A carreira de fisioterapia é muito importante, hoje em dia nenhuma área médica sobrevive sem o fisioterapeuta”, reconhece. Ela, porém, destaca que é preciso estar preparado. “Os recém–formados devem ter em mente que precisam se especializar, porque quanto maior a bagagem, melhor vai ser a sua carreira. Mas, acabando de se formar, ele já consegue trabalhar para conseguir um dinheiro para se especializar”, acredita.

Para vários dos estudantes que assistiram a palestra, o senso crítico já está formado. Como é o caso de Heliyton Tadashi Hashimoto, do 5º semestre. Para ele, é importante agir em coletividade para atingir objetivos maiores. “Nessa fase acadêmica, onde a gente está aprendendo e conhecendo o curso e a profissão, é interessante saber das mobilizações que ocorrem no Brasil, no estado e principalmente na cidade”, comenta. (TD/SG)