Dificuldade de aprendizagem: pais e professores devem ficar atentos

Pedagogia

O acompanhamento dos pais e da escola é muito importante para identificar a dificuldade

O ano letivo começou há poucas semanas, logo começarão as provas e muitos alunos podem não se sair bem. Este resultado pode ter diversas razões, por isso, os professores e também os pais devem ficar atentos quanto ao comportamento das crianças, o mau rendimento em sala de aula pode ser mais que preguiça e falta de interesse.

Para ser identificada a dificuldade de aprendizagem é necessário que o professor observe o aluno. De acordo com a professora de Didática do curso de Pedagogia da UNIGRAN, Iuderce Michelan de Almeida, o acompanhamento dos pais e da escola é muito importante para identificar a dificuldade. “A criança que tem dificuldade de aprendizagem ela dá alguns sinais. São crianças tristes, isoladas, agressivas, de difícil relacionamento com os colegas”, conta a educadora.

Segundo a pedagoga, talvez esse comportamento esteja acontecendo devido um método inadequado que não está chegando até a criança. Pode ser um problema ocasionado por uma série de fatores mais metodológicos do que um problema com a própria criança. “O professor tem que observar e ir lidando com a criança, dando uma atenção maior para perceber se aquela dificuldade é transitória em relação ao conteúdo, que pode sanado com uma metodologia diferenciada, ou se realmente ela tem uma dificuldade de aprendizagem”, considera.

“Temos orientado os acadêmicos de Pedagogia, que serão os futuros professores, para que eles deem uma atenção quando perceberem que tem um aluno com dificuldade. Usando, primeiramente, todas as formas possíveis da prática pedagógica para ver se é uma questão metodológica. Se perceber que é uma questão com maior profundidade deve recorrer a pessoas especializadas, a uma equipe multidisciplinar”, informa Iuderce.

Caso a criança seja identificada com algum problema de aprendizagem como dislexia, discalculia, hiperatividade ou déficit de aprendizagem é importante o diagnóstico médico. “A partir da identificação há todo um trabalho diferenciado com essa criança, uma metodologia diferente, um reforço. E em casa os pais precisam acompanhar mais de perto. Detectando é possível solucionar, mas isso envolve um acompanhamento da escola dos especialistas e principalmente de casa” conclui a professora. (IO)

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC