Castração de animais evita doenças infecto contagiosas

Medicina Veterinária

O procedimento é rápido e o animal já é liberado no dia seguinte

Hoje em dia os bichinhos de estimação são muito bem cuidados e tem tantas regalias que já fazem parte da família. Por outro lado existem os animais de rua, que não tem todo esse cuidado e muitas vezes transmitem doenças para as pessoas. A castração é um dos métodos para evitar a proliferação de doenças infecto contagiosas e o aumento da população desses animais abandonados.

A médica veterinária do Hospital Veterinário da UNIGRAN, Marcela Lima, comenta sobre a finalidade da castração. “Temos várias funções para a castração, uma delas é evitar que os animais fiquem se procriando e aconteça de ter muitos animais de rua. Mas também evita tumor de útero, tumor de mama, tumor nos testículos, doenças infectocontagiosas, pois muitos animais acabam pegando essas doenças ao sair na rua. Qualquer animal pode ser castrado, cão, gato, macho e fêmea”.

A castração é um processo operatório relativamente seguro quando feita por um bom médico veterinário e a recuperação é muito rápida. “Normalmente são feitos alguns exames pré-cirúrgicos como hemograma, função renal e função hepática depois de todos os resultados laboratoriais ele é encaminhado pra fazer a cirurgia”.

Depois do pós-operatório o animal fica mais um dia internado para avaliação, o animal só é liberado após ter passado o efeito da anestesia. “A recuperação é muito rápida. Normalmente as pessoas acabam dizendo pra gente que nem parece que o animal foi castrado, porque a gente castra hoje e amanhã o animal já está andando, pulando no sofá e brincando com todo mundo como se nada tivesse acontecido. De sete a dez dias já se tira os pontos, então é bem tranquilo”, relata Marcela.

Muitas pessoas também castram seus animais em casa, sem nenhuma experiência ou auxílio médico e isso pode comprometer a saúde do animal, podendo até mesmo dar uma infecção. “É importante ressaltar que as castrações só possam ser feitas por médicos veterinários, pois devem ser feitos exames antes do processo, porque muita gente acaba castrando em casa e ainda sem anestesia”, alerta.

Caso você queira castrar seu animal, esse serviço é oferecido no Hospital Veterinário da UNIGRAN. A castração em felinos pode ser feita a partir dos quatro meses de idade nas fêmeas e seis meses nos machos. Já para cães tanto as fêmeas quanto os machos, a castração é a partir dos seis meses. Agende uma consulta pelos telefones 3411-4199 ou 3411-4243 e se ainda preferir pelo celular 9961-3312. (WD)