Inscrição para Nivelamento termina hoje

Nivelamento

As matrículas podem ser feitas até hoje no pátio do bloco II

O curso de nivelamento é um projeto que passou a existir desde o ano passado com o objetivo de contribuir com os calouros que têm dificuldade com a Língua Portuguesa. Todos os alunos convocados têm a obrigatoriedade de frequentar as aulas. São dez encontros nos quais os próprios professores da Língua Portuguesa da Instituição trabalham com as turmas.

De acordo com a professora Maria Alice de Mello Fernandes, responsável pelo Nivelamento, no começo muitos alunos não gostam da ideia, mas no final entendem a necessidade. “Apesar de alguns ficarem insatisfeitos quando são convocados, ao terminar o processo, há uma valorização do que foi conseguido em relação à língua, ou seja, o avanço, a compreensão para interpretar e organizar melhor o texto. Entendemos que o aluno que chega ao curso superior, já deveria ter esse conhecimento, mas sabemos que a realidade não é bem essa”, avalia Maria Alice.

“Temos alcançado resultados satisfatórios e isso tem sido bastante elogiado pelas comissões do INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais]. Porque é praticamente um trabalho inédito, uma vez que abrange um grupo significativo de alunos. A UNIGRAN busca realizar esse projeto para contribuir para que o aluno tenha condições de acompanhar o curso superior”, comenta.

Pra os alunos que não foram convocados, mas que têm interesse de participar do nivelamento, a professora orienta que os mesmos façam uma solicitação. “Nós já convocamos muitos alunos que vieram solicitar cursar o nivelamento. Está havendo uma mudança de cultura em nossos alunos. Mesmo não sendo convocados, eles estão começando a ter um interesse, porque já obtiveram notícias de que o resultado foi muito bom, e como todos nós sabemos, sempre temos o que aprender”, destaca a professora.

No momento da inscrição os alunos assinam um requerimento e escolhem os horários de aulas. As aulas acontecem em quatro dias da semana: terça, quarta e quinta-feira, e também aos sábados. “A partir da próxima terça-feira começam as aulas. Essas aulas são planejadas por dez professores de Língua Portuguesa da Instituição. São preparadas juntas e em reunião, bem planejadas e todas essas aulas ocupam o mesmo material. Lógico que há subjetividade de cada professor, porém há um acordo para que o conteúdo seja o mesmo e para que se alcancem nossos objetivos”, conclui Maria Alice.