Acadêmicos e advogados recebem capacitação do TST

Advogados e estudantes aprendem particularidades da nova ferramenta do TST

Buscando agilizar os processos jurídicos e investir na sustentabilidade, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), implanta essa semana o Processo Jurídico Eletrônico (PJe), uma ferramenta virtual que vai permitir que os advogados realizem petições e tenham acesso aos processos online, eliminando o acúmulo de papel e acelerando o andamento das causas.

Para familiarizar advogados e estudantes de Direito com a ferramenta, o TST, em parceria com a UNIGRAN, ofereceu uma palestra e uma oficina em que os profissionais puderam aprender mais sobre o sistema e tirar dúvidas. Dourados é uma das primeiras cidades a receber a atualização e espera-se que, em breve, a informatização chegue a todas as áreas do Direito.

O desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, acredita que os benefícios são vários. “A ferramenta permite uma celeridade na tramitação das causas e, consequentemente, barateia o processo; diminui a poluição, desaparece o papel, a tinta, economiza-se nos carros indo para o fórum, uma série de contribuições”, enumera.

Já Gilberto Tuller Esposito, diretor da Coordenadoria de Projetos Judiciários do TRT da 24ª região, destacou a grande presença de universitários na capacitação. “Eles são os novos profissionais e estarão trabalhando com esse sistema. É bom prepará-los para utilizar um sistema novo e já poder, sem grandes dificuldades, começar a atuar como advogado”, afirma.

O coordenador do curso de Direito, Joe Graef, acredita que - mesmo com algumas dificuldades - o sistema tem tudo para dar certo. "Alguns vão ter, talvez, um pouco de dificuldade, mas é tudo uma questão de adaptação. Acredito que, depois da adaptação, os benefícios são muito maiores", considera. (TD/SG)