Serviço Social realiza 1ª Aula Magna e fala sobre direitos humanos

Aula Magna

O palestrante, doutor em Serviço Social, falou sobre os direitos humanos e a profissão

A aula da última quarta-feira foi especial para os acadêmicos do curso de Serviço Social da UNIGRAN. O curso, que completa 10 anos na Instituição em 2013, realizou sua 1ª Aula Magna com o tema “Direitos humanos e Serviço Social”. Para discorrer sobre o assunto a organização convidou o doutor em Serviço Social, José Fernando Siqueira da Silva, professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com a coordenadora do curso, Maria Madalena Marques, a escolha do tema foi devido a importância da discussão. “Na natureza do próprio curso e da profissão isso tem que ser constantemente discutido, pelas transformações que ocorrem na sociedade e no contexto que o Serviço Social se localiza que é nessa essência”, afirma.

José Fernando trouxe algumas informações sobre o significado dos direitos humanos hoje no Brasil. “A intenção da palestra foi de situá-los sócio e historicamente, porque é uma discussão que tem séculos de construção e de luta. E ao mesmo tempo construir algumas particularidades para o assistente social, pois somos profissionais que atuamos nas expressões da questão social, lidamos com a questão dos direitos humanos, então clarear um pouco o significado disso que é muito mistificado, muito maltratado”, destaca.

Segundo o professor, o profissional de Serviço Social tem na desigualdade social um elemento a ser enfrentado e trabalhado. Porém, não se pode atribuir à profissão a tarefa de uma transformação do porte da discussão da desigualdade social. “Penso que essa transformação supõe mudanças estruturais não só no Brasil, mas no planeta. Essa não é a tarefa de uma profissão é tarefa de uma mudança muito maior. É importante que tenhamos um compromisso com a formação de um profissional comprometido com os direitos humanos e com a seriedade. Assim, certamente ele vai contribuir para que o país melhore”, constata.

“Ele é mais um profissional que ocupa uma função estratégica nesse cenário, por ser um profissional que conhece nosso mundo da beleza e do caos”, com referência a uma música popular conclui. (IO)