Faculdade de Ciências Exatas e da Terra lança Revista Eletrônica

Pesquisa Científica

Editora da revista, professora Claucia, já recebe trabalhos para a 2ª edição

Interesses e motivações da pesquisa científica intervêm de forma direta no bom desenvolvimento do trabalho do pesquisador e, consequentemente, na conquista de resultados positivos. A Revista Eletrônica da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra – Produção, construção e tecnologia teve sua 1ª edição lançada e já está disponível no site www.unigran.br/revistas/ciencias_exatas.

A revista é uma publicação semestral da UNIGRAN, com o objetivo de publicar trabalhos originais, destinados às áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil e Tecnologia em Produção Agrícola. Os trabalhos são em forma de artigos científicos, artigos de revisão e notas técnicas, destinados aos profissionais de áreas afins.

Claucia Aparecida Honorato é a editora, segundo ela, nesta edição alguns trabalhos publicados são de professores e acadêmicos da UNIGRAN e ainda, de pesquisadores de outras instituições. “A intenção da revista é contemplar os nossos trabalhos internos, mas também receber trabalhos de outras instituições dentro da área de Ciências Exatas e da Terra. A revista é aberta para professores, profissionais, pesquisadores de outras instituições e, principalmente, para acadêmicos. Aqueles que estão desenvolvendo seus trabalhos de iniciação científica, de conclusão de curso”, explica.

De acordo com a professora, os artigos depois que enviados são encaminhados para os relatores que analisam a importância do trabalho, se está dentro das normas e se foi executado com critério. Para Claucia, “quando o aluno se envolve em um projeto, acaba pegando outras áreas do conhecimento do seu curso para aplicar e o final do projeto culmina em um artigo, que tem que ser divulgado para sociedade”.

Dentre as formas de divulgação de um trabalho científico é em um congresso e posteriormente a publicação em uma revista. “Então, quando uma pesquisa está editorada em uma revista faz com que o mercado inteiro consiga ter acesso e a Revista de Ciências Exatas e da Terra tem um acesso livre, ou seja, não precisa pagar para acessá-la e ainda consegue baixar o artigo sem nenhum custo. Isso faz com que este trabalho seja divulgado e a gente consiga ter esta aplicabilidade dos trabalhos científicos no meio de uma forma geral”, considera a editora.

Na 1ª edição foram publicados seis trabalhos: “Caracterização física e química de kiwi in natura e polpa provenientes da comercialização de Dourados – MS”; “Influência da irrigação e culturas antecessoras em características físicas de um latossolo vermelho distroférrico e na cultura da soja”; “Sistema organizacional de escritórios de Arquitetura”; “Influência da radiação solar e umidade do ar na concentração do ozônio”; “Análise da eficiência da rede de hidrantes urbanos de incêndio existente em Campo Grande – MS”; “Efeito da temperatura de estocagem na qualidade do mel”.

A equipe da revista já está preparando a 2ª edição para ser lançada no final de maio. Quem tiver interesse, as normas estão disponíveis no site. O trabalho deve ser encaminhado para o e-mail revcet@unigran.br. Mais informações no 3411–4121. (SG)