Seminário Interno discute Avaliação como Eixo de Qualidade do Ensino Superior

Institucional

Professores e coordenadores da UNIGRAN recebem capacitação

A menos de uma semana para o início das aulas de calouros
e veteranos da UNIGRAN, professores e coordenadores recebem qualificação no VIII
Seminário Interno da Pró-reitoria de Ensino e Extensão. O tema central do
encontro foi “Avaliação como Eixo de Qualidade de Ensino”, no qual foi possível
compartilhar conhecimentos, através de palestras e oficinas.

A palestra principal, ministrada pela professora
Dra. Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo (UFMS), abordou “A avaliação como
indicador para o planejamento do ensino”. O debate foi da avaliação sobre o
pressuposto da qualidade, como é que se dimensiona os indicadores de qualidade
na educação superior, tanto no que toca a avaliação externa – que é a avaliação
em larga escala nas instituições, quanto a avaliação que é feito no âmbito da
instituição – a avaliação institucional, até chegar à avaliação da
aprendizagem.

“A avaliação é extremamente importante só que ela
tem que ser situada dentro do seu efetivo papel, não é o centro do processo
educativo, ela é elemento subsidiário deste processo. Eu não ajo para avaliar,
eu avalio para melhorar a ação. Faz parte de um processo que começa com o
planejamento e se desenrola com o acompanhamento contínuo te todos os elementos
que foram indicados. Portanto, a avaliação é o acompanhamento para que eu
chegue ao padrão de qualidade que está estabelecido”, assegura Carla.

Discutir este tema é fundamental. “Colabora porque
o professor está chegando das férias, ele descansou, então agora ele entra em
um processo de planejamento. Quando ele entra neste processo já com uma
reflexão acerca do seu fazer e uma reflexão crítica, isso ajuda bastante no
desenvolvimento do ano letivo”, considera a palestrante.

Para a professora da UNIGRAN, Cláudia Marinho Carneiro
Noda, esse momento antes de iniciar as aulas é necessário, “estamos buscando
conhecimento e, com isso, passaremos este conhecimento ao aluno”. Cláudia destaca
que “a Instituição sempre foca que nós precisamos mais qualidade de ensino e
nós estamos em contínua preparação. Com ideias inovadoras, a palestrante
mostrou por meio de parâmetros de como se deve marcar a qualidade e a
quantidade. Então, vale destacar que para tudo isso é preciso planejamento e
planejamento é o que principalmente marca o perfil de quem está sendo aplicado,
tanto na Instituição, quanto em nossos acadêmicos”.

Durante a palestra, foi discutida a questão da
avaliação do professor, de desempenho profissional, da aprendizagem do aluno –
como ele está aprendendo, como está absorvendo o conteúdo, e a autoavaliação de
todos os participantes. “Vale lembrar que para tudo isso acontecer tem que se
ter uma boa relação professor/aluno. Quando o professor foca na qualidade, o
acadêmico nota essa preocupação. Então, ele vai sair um profissional que busca
melhor qualidade. O professor deve promover a interação entre teoria e prática”,
observa Cláudia.

Os coordenadores e professores da UNIGRAN ainda
participaram de oficinas sobre “Oratória”; “Relacionamento professor x aluno”;
“Técnicas Pedagógicas para Ensino Superior” e ainda, “Elaboração de questões de
provas”. As aulas na UNIGRAN começam nesta segunda, dia 4 de fevereiro. (SG)

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