Jornalista graduado na UNIGRAN ingressa em doutorado

O jornalista atua como professor na faculdade que se formou

O jornalista Helton Costa se formou na primeira turma de Jornalismo da UNIGRAN, em 2007. No começo deste ano, Helton conquistou uma vaga no doutorado da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, segundo ele, houve algumas tentativas em outras universidades, mas para aceitarem a proposta de pesquisa é preciso que o orientador tenha afinidade com o assunto da pesquisa do doutorando.

No doutorado, o jornalista pretende estudar como o principal site de cada país do Mercosul trabalha a questão da interatividade. “Primeiro identificarei, com as devidas técnicas bibliográficas, quais as ferramentas que eles utilizam e depois irei investigar como essas ferramentas se articulam, para então traçar um perfil sobre a interatividade jornalística dentro do bloco econômico”, explica.

Helton sempre estudou em escola pública e queria cursar História, mas mudou de ideia ao ver uma propaganda, “quando abriu Jornalismo na UNIGRAN, vi uma propaganda na TV como curso novo e decidi me inscrever. No ensino médio eu escrevia para alguns jornais internos da escola, mas eram artigos”, conta Costa.

“No começo eu não tinha a mínima ideia de como iria pagar o curso. Então ouvi falar que o governo iria lançar um tal de ProUni”, disse o egresso. Helton foi atendido pelo programa com meia bolsa. Formado, iniciou uma especialização em Estudos da Linguagem na UNIGRAN e depois passou no mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), “após três anos de idas e vindas semanais de ônibus para aulas e orientações me formei”.

Atualmente o jornalista é professor na UNIGRAN, ministra as aulas de Jornalismo On-line no curso em que se formou. “Falo com bastante orgulho ter feito parte da primeira turma de Jornalismo da Instituição. Após o término do doutorado, quem sabe um pós-doutorado? Quero continuar me dedicando à docência, mas o futuro a Deus pertence”, conclui. (IO)