Concurso nacional premia melhores frases com bolsa de estudos

Premiação

Adriana com o certificado, esse foi o segundo concurso cultural vencido pela professora

Uma professora de Dourados foi uma das vencedoras do concurso Professor 2012, realizado pelo Santander Universidades. A pergunta “Como um curso no exterior pode enriquecer minha trajetória acadêmica em prol do ensino superior?” do Santander desafiava professores de todo o Brasil a responder de forma criativa.

Foram 15 escolhidos das mais de 2000 frases participantes. Para eles, uma viagem de 15 dias na Espanha e uma bolsa de estudos de idioma da Fundação Comillas. Mais do que aprender espanhol, os 15 vencedores também mergulharam na cultura e na geografia locais, aprendendo novos costumes e conhecendo novas pessoas.

A representante de Dourados foi a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIGRAN, Adriana Mary Mestriner Felipe Melo, que ficou entre os dez primeiros com a frase: “Realizar um curso no exterior é conhecer pessoas, costumes, saberes. É eliminar fronteiras, pesquisar, aprender. É reavivar a vontade de aprender e compartilhar, princípio da docência no ensino superior”.

Para ela, a oportunidade foi única. A professora estava em Brasília para a sua defesa de doutorado quando recebeu a notícia. “É uma sensação única e muito especial. Eu tinha acabado de defender meu doutorado, então foi muito especial porque eu estava concluindo uma etapa importante da minha carreira acadêmica e fui agraciada com esse prêmio”, conta.

A professora Adriana já havia sido selecionada em outro programa do Santander Universidades, o Top Espanha, que oferece bolsas de estudo na Universidade de Salamanca, mas não pode ir na época, pois coincidiu com o nascimento de seu filho. Dessa vez, assim que recebeu a sugestão da reitora da faculdade para participar, ela aproveitou a oportunidade.

“Acredito que o professor tem que instigar no aluno a curiosidade e a necessidade de aprender. Essa viagem confirmou a minha expectativa, quando a gente conhece novas culturas, cada vez mais quer aprender. Acrescentou na minha carreira profissional e na minha vida pessoal. Eu fiz uma rede de contatos e com certeza isso será importante daqui pra frente na minha carreira acadêmica”, opina. (TD)