Para uma vida mais saudável é preciso traçar metas, diz nutricionista

Nutrição

A inclusão de frutas e verduras é indispensável para uma dieta balanceada

Se nos últimos dias você subiu na balança e percebeu ter ganhado alguns quilinhos, não se preocupe, porque provavelmente não é o único. Com as festas de final de ano a maioria das pessoas deixam as dietas de lado e abandonam as academias. Combinação perfeita para o ganho de peso. Para reverter este quadro a nutricionista Kátia Wolf recomenta uma de mudança de hábito.

“Após o exagero cometido durante o final de ano é importante começar estipular metas, mudar os hábitos alimentares, mudar o estilo de vida, dormir de 7 a 8 horas por noite, ter horário de trabalho, de lazer, e tentar ao máximo escolher dentro do possível aqueles alimentos que são mais saudáveis. Que são as frutas, as verduras, pães integrais e deixar de lado os alimentos industrializados, fast-foods, cachorro-quente, lanches, salgados fritos e refrigerantes”, aconselha Kátia.

Segundo a nutricionista, antes de qualquer atitude é necessário se conscientizar da mudança, “estipular isso como meta e traçar objetivos. Se eu não bebo água vou passar a beber de oito a dez copos por dia, se eu não tinha horários fixos para fazer as refeições, agora preciso ter”. Ela lembra que para uma dieta saudável é preciso pelo menos três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – além dos lanchinhos entre essas refeições.

Kátia Wolf é coordenadora do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, por isso também destaca a alimentação dos universitários, que nem sempre é correta. “Muitos acadêmicos vêm para Dourados para morar sozinho. Essas pessoas precisam estipular um horário para fazer as refeições de acordo com o cronograma da faculdade. Então se tiver uma hora e meia de almoço vai ter que planejar deixando a salada lavada na noite anterior ou, por exemplo, se tiver mais tempo de noite, fazer a janta para sobrar para o almoço. É se programar”.

A coordenadora dá uma dica importante para evitar o desperdício: “lembrando que é pouca quantidade, se veio morar sozinho, vai comprar apenas algumas frutas, não vai chegar no mercado e comprar um quilo de banana. Apenas três bananas, três maçãs, um mamão, pequenas quantidades, que dê apenas para uma semana”.

Para os universitários que viajam diariamente para estudar, a nutricionista sugere que comam antes ir para a faculdade. “Os que estudam de manhã acordam mais cedo, então eles terão que tomar o café da manhã em casa, porque daí pode tomar o leite, comer o pão e uma fruta. Já os que estudam de noite normalmente chegam em casa muito tarde, então é preferível que jante em casa antes de pegar o ônibus”.

O acompanhamento de especialistas facilita na mudança desses hábitos, por isso o Núcleo de Nutrição da UNIGRAN oferece a toda comunidade um atendimento individualizado e específico para cada paciente. Se você tem interesse de mudar de hábitos e garantir que em 2013 sua vida será mais saudável procure o Núcleo e agende uma consulta. Neste ano os atendimentos também acontecerão no período da manhã. Agende a consulta pelo telefone 3411-4214. (IO)

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC