Novos desafios estimulam profissionais farmacêuticos

Farmácia

Estágio possibilitou à Dayani um emprego depois de formada

A figura do farmacêutico que atende no balcão de uma drogaria está, aos poucos, tornando-se menos comum. Novas áreas de atuação tem atraído este profissional que pode seguir carreira em diversos setores, como indústrias ou laboratórios. Essa é, aliás, uma das áreas de maior responsabilidade; atuando nas análises clínicas o farmacêutico terá contato direto com médicos, pacientes e exames.

Toda essa responsabilidade não assustou Dayani Furtado Bigatão, 22. Ela nunca tinha pensado em fazer Farmácia, mas acabou optando pelo curso na UNIGRAN e, logo que começou o estágio, se apaixonou pelas análises clínicas. Foi a área na qual decidiu investir quando se formou, em 2011, e hoje atua no laboratório de um importante hospital da cidade.

“Quando eu comecei a fazer estágio, me apaixonei pelas análises clínicas, por isso continuei aqui até hoje. É uma área legal, diferente e que tem campo, mas a pessoa tem que ser persistente, nenhum ramo está fácil, mas pra quem trabalha direito há vagas sim”, reconhece a jovem farmacêutica.

Antes de ingressar no curso, ela também tinha a visão de que o farmacêutico se limitava a atuar em drogarias, mas logo isso mudou. “Quando apareceu a vaga de estágio, conheci esse lado que não existia. Não sei se eu tenho jeito para o balcão, mas pra mim são as análises clínicas”, afirma.

Apesar de ser normalmente associado com farmácias e hospitais, os farmacêuticos podem atuar em outras áreas, como explica a supervisora de estágio na UNIGRAN, Fabiana Chagas Coelho. “Existem diversas áreas em que o profissional atua, como usinas, nos laboratórios de controle de qualidade, indústrias de alimentos, e não só os setores tradicionais”, exemplifica.

Essas e outras áreas, como as análises clínicas, oferecem ao recém-formado um vasto campo de trabalho. “A área de análises clínicas é um pouco carente de jovens profissionais, por conta da grande responsabilidade em que ela se enquadra. O farmacêutico lida diretamente com o médico e auxilia no diagnóstico das doenças, é uma área em que ele precisa já estar preparado, por isso a importância do estágio desde o início da graduação”, avalia.

E, para os vestibulandos que tentam uma vaga no curso de Farmácia no Vestibular Unificado da UNIGRAN que acontece neste sábado, Dayani sugere: “procure se informar sobre o curso, todos os ramos que o curso tem. E, começou a faculdade, procure um estágio, procure entrar na área, pra você começar a ver na prática o que você vê na faculdade”. (TD)