Estágio em Farmácia incentiva a criatividade dos estudantes

Farmácia

Desafio estimula a criatividade, trabalho em equipe e responsabilidade dos acadêmicos

O papel de um profissional farmacêutico vai muito além de atender no balcão da drogaria, por isso, um projeto em andamento no curso de Farmácia da UNIGRAN busca desafiar os alunos do último ano a criar soluções inovadoras e criativas para problemas cotidianos enfrentados por quem precisa utilizar medicamentos.

A jornada começa quando os alunos se dividem em grupos e cada um recebe um princípio ativo, de um medicamento já existente no mercado. O objetivo é colocar esse medicamento conhecido em uma fórmula inédita, como, por exemplo, transformar um comprimido em um gel. Assim, o medicamento pode ser mais acessível ou mesmo atingir pessoas que não podem consumi-lo em determinada forma.

O recém-formado Renan Matia Ribeiro, 22, fez parte do grupo que trabalhou com a Lidocaína e conta que a experiência ampliou sua visão. “Abre a nossa cabeça para o mercado. Desenvolver um medicamento por completo, desde a formulação até o marketing, é uma responsabilidade bem maior”, avalia.

Para a sua colega, Miriel Mayer Romã, 19, responsabilidade também foi a palavra-chave da experiência. “Às vezes as pessoas levam na brincadeira, mas o estágio é um degrau. Hoje é no estágio, mas amanhã é no emprego, como profissional. É muita responsabilidade”. Segundo a jovem, o conhecimento adquirido com o projeto fará muita diferença no futuro.

Os benefícios do projeto são muitos, como conta a coordenadora Célia Fátima Menegati. Para atingir o objetivo, os alunos precisam “analisar a estabilidade do medicamento, ponderar se a forma farmacêutica será acessível ao paciente, se facilitará a administração do medicamento, ver efeitos colaterais e desenvolver a fórmula”, enumera Célia. As etapas são formuladas para que o aluno utilize todo o conhecimento aprendido ao longo do curso. Uma ótima maneira de começar a vida profissional. (TD/SG)