Ciências Exatas e da Terra impulsionam o mercado de trabalho atual

É no laboratório de física que acontecem algumas das aulas práticas de Engenharia Civil

Na base da formação teórica, a Matemática. Mas as Ciências Exatas e da Terra necessitam de interface com outros saberes e uma boa dose de criatividade. Na UNIGRAN, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Ciência da Computação e Agronomia, integram esta área que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e assim, requer profissionais qualificados.

Falando no assunto, se você quer ser um profissional que projete, gerencie e execute obras como casas, edifícios, entre outras, o curso que você deve fazer é Engenharia Civil. Segundo o coordenador, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, “primeiro, tem que gostar de duas disciplinas: matemática e física. Quem tem a facilidade com os números, tem que aproveitar. Há uma falta de engenheiros. Hoje o acadêmico vai chegar no quarto, quinto ano e já vai estar empregado. O diferencial da UNIGRAN é o material de ponta nos laboratórios que estamos montando”.

Outro curso da área é Arquitetura e Urbanismo. Criatividade é um dos pré-requisitos, e claro, ter muito bom gosto. O arquiteto deve saber muito sobre teoria, mas a prática é fundamental para esta carreira, “as práticas dentro da faculdade, nas disciplinas, procuram ensinar o que a prática do mercado está exigindo, dentro dos escritórios, dentro das obras, leitura de projetos, desenvolvimento de projetos, a parte burocrática de aprovação de projetos. A prática é muito ligada ao curso”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio Melo.

Esta prática ajuda os acadêmicos a estarem mais preparados para o mercado de trabalho, assim conseguindo empregos e estágios com mais facilidade. O aluno do 10º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Felipe do Amaral Pereira, comenta que escolheu o curso “pela facilidade de conseguir empregos relacionados à área, estágios enquanto se está na faculdade, aproveitando esta prática que a faculdade dá para gente, nós já colocamos em prática fora, nos escritórios”.

O curso de Ciência da Computação pertence a uma das áreas que têm obtido o maior crescimento nos últimos anos. “Estamos vivendo em um mundo inteiramente globalizado onde a tecnologia da informação está cada vez mais presente na vida das pessoas. A ciência vem evoluindo no propósito de prover facilidades e, consequentemente, tem mudado o comportamento da sociedade. Hoje em todos os segmentos, como trabalho, transporte, comunicação, lazer entre outros, a informatização está presente. Com isso, a procura por profissionais da área da computação tem crescido sempre acima da expectativa”, garante o coordenador, Marcos Alves Mariano.

Nas Ciências da Terra está o curso de Agronomia. Raquél Bonacina, coordenadora do curso na UNIGRAN afirma que “o Brasil como um todo vive um momento muito positivo do agronegócio e o engenheiro agrônomo tem muito para contribuir para manter esta estabilidade ou até para a melhoria desse setor. Outras contribuições são quanto à produção de alimentos e abertura de novas áreas agrícolas”.

Segundo a professora, esta “é uma profissão não só do futuro, mas da atualidade, que nunca saiu de moda, sempre teve área de atuação para os bons profissionais. A UNIGRAN além de excelente infraestrutura, sempre faz a conciliação da teoria com a prática para colocar um egresso cada vez mais qualificado no mercado de trabalho e sempre de olho nas inovações tecnológicas que vão acontecendo. Porque é uma área muito dinâmica”.

Antônio Fernando Teles Rodrigues, 8º semestre de Agronomia, conta que fazer este curso é uma realização pessoal. “Eu quis aprender a área agrícola para poder ajudar no desenvolvimento tanto do estado, quanto do país, no sentido de produzir alimentos de qualidade, que possam abranger tecnologias para pequenos e grandes agricultores. Aqui na UNIGRAN é importante destacar a relação que o aluno tem com o professor, a estrutura que nós temos, mesmo sendo um curso novo. Eu cresci bastante do terceiro ano para cá, a gente começa a se envolver com projetos, produtores, pesquisadores, então, isso é um diferencial”.

Vestibular 2013

Para quem deseja ingressar nesta faculdade, a UNIGRAN está com inscrições abertas para o Vestibular 2013, confira as informações no site www.unigran.br. As provas serão realizadas neste sábado, dia 1º de dezembro. Faça já sua inscrição!