Pedagogia da UNIGRAN realiza Seminário de Pesquisa de Iniciação Científica

O seminário acontece hoje no Anfiteatro do Bloco I da UNIGRAN a partir das 19h30

Nesta quarta-feira, dia 28, acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIGRAN apresentam dados de pesquisa durante o Seminário de Pesquisa de Iniciação Científica. O trabalho foi realizado dentro da disciplina Prática de Pesquisa em Educação ministrada pela doutora em Educação, Terezinha Bazé de Lima.

Juntamente com os alunos a professora desenvolveu linhas temáticas, e após a parte teórica os alunos partiram para a prática. “Os alunos tiveram a parte teórica e então foram para as escolas para desenvolver a prática. Com isso eles aprenderam aplicar questionário, fazer entrevista e fazer observação. E agora será o seminário de socialização dessas pesquisas, onde eles apresentarão os dados. Esse é o momento da culminância onde todos tomarão conhecimento do que os diversos grupos realizaram”, afirma Bazé.

As pesquisas foram realizadas pelos alunos do 2º semestre, cada grupo ficou com uma temática, entre elas, alfabetização e letramento, o trabalho lúdico no ensino fundamental, educação infantil, educação de jovens e adultos e educação indígena. Segundo professora Terezinha Bazé esse trabalho deixa o acadêmico mais familiarizado com o texto científico, e quando chegarem ao TCC no 7º semestre já terão facilidade na produção.

“Trabalhar com o texto cientifico desde agora ajuda futuramente. Eles aprendem a elaborar e argumentar o texto, a lidar eticamente com texto de outros autores e a conversar com outros autores. Isso não acontecerá só no TCC I que é quando eles irão elaborar o projeto de conclusão de curso. E isso é muito importante para o curso, e para nós professores que vamos nos encontrar com um aluno mais maduro na hora de encaminhar sua temática de pesquisa”, conclui.