Acadêmicos de Pedagogia apresentam pesquisas em Seminário de Iniciação Científica

As apresentações aconteceram no Anfiteatro do Bloco10

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir estudantes na pesquisa. É a possibilidade de colocá-los, desde o início da graduação, em contato direto com a atividade científica deixando-os mais familiarizados. Por isso, o curso de Pedagogia da UNIGRAN realizou o Seminário de Pesquisa de Iniciação Científica com os acadêmicos do 2º semestre.

As apresentações aconteceram na última semana e entre as pesquisas realizadas pelos acadêmicos, uma tratou da “Educação infantil: o cuidar e o educar em crianças de 0 a 3 anos no Ceim Frutos do amanhã de Dourados”. O trabalho foi realizado por cinco acadêmicas que observaram e entrevistaram professores e coordenadores. “A nossa pesquisa foi para ver como está sendo trabalhada a questão da higiene pessoal das crianças. Se os professores estão trabalhando o cuidar e o educar”, explica a aluna Gisele Marques.

De acordo com acadêmica do 2º semestre, o que é passado dentro da sala de aula nem sempre corresponde integralmente com o que acontece na prática. “Então fomos pesquisar para ver se o cuidar e o educar está sendo realmente trabalhado. Mas o cuidar e educar de uma forma de ensinar, e não como aquele cuidado de babá ou de uma mãe. Através da higienização, aprendendo a comer e a tomar banho”, diz Gisele.

Apesar de essa ter sido a primeira oportunidade de pesquisa, a estudante Janaína da Silva afirma que todo o processo foi tranquilo. “A experiência foi ótima. Fomos às salas e observamos nos períodos da manhã e da tarde. Com essa pesquisa nós conseguimos ver o que o professor faz em sala, como está sendo a prática”.

“A conclusão era o que esperávamos, os professores fazem tudo dentro do possível deles. Algumas salas há muitas crianças, mas o que é feito, é feito com carinho. E as crianças são cuidadas e são educadas, os professores fazem o possível para passar esse aprendizado para a criança”, conclui Gisele Marques.