Profissional de comunicação tem amplo mercado de atuação

Durante os cursos de Comunicação os alunos têm aulas práticas nos laboratórios de rádio, TV e fotografia

Se você é criativo, gosta de ler e de escrever, está antenado no que acontece no Brasil e no mundo, se interessa por novas tecnologias e gosta de desafios a comunicação com certeza é a sua praia. Para quem se identifica a UNIGRAN oferece duas opções de graduações na área de Comunicação Social, são os cursos de Jornalismo e Publicidade e Marketing.

Apesar de serem da área de comunicação as duas carreiras tem propostas diferentes. “O jornalista tem um papel social muito importante porque ele é um formador de opinião. Trabalha com informação, e essa informação além de ser importante no dia a dia também é responsável pela conscientização das pessoas. O jornalismo propõe debates e discussões para que a sociedade pense sobre determinados temas”, afirma Gabriela Mangelardo, coordenadora dos cursos na UNIGRAN.

Já o publicitário, segundo a coordenadora, tem um papel focado dentro do mercado, “ele é o profissional que trabalha e estuda as melhores formas de comunicação para atender as necessidades do mercado. Quais são as melhores estratégias para que um comerciante, um investidor ou uma grande empresa se destaque, e para que a imagem dessa empresa seja bem trabalhada nesse mercado. Então, diferente do profissional de jornalismo o enfoque dele é bem específico nessa parte do marketing”, define.

Tanto para o jornalista quanto para o publicitário o mercado de trabalho é amplo e oferece diversas vertentes para a atuação. O jornalista pode trabalhar em todos os veículos de comunicação como no rádio, TV, jornais, revistas e em assessorias de imprensa, além da recente área das mídias sócias. “É uma área muito nova e o mercado precisa de profissionais especializados para mexer nessa nova forma de comunicação que entrou com muita força na sociedade”, destaca Gabriela.

Para quem opta pela área de Publicidade e Marketing o mercado também é vasto, “a maior demanda é nas agências de publicidade, mas também há possibilidade de atuar em produtoras, na área de venda de anúncio, na parte de produção, de criação, de atendimento, além do marketing político”.

Julieta Romeiro escolheu a carreira de jornalista, a acadêmica conclui a graduação este ano. “Escolhi jornalismo, pois sempre gostei muito de escrever, gosto de ler sobre tudo. É uma profissão muito importante, pois através do jornalismo podemos levar informação para todas as pessoas. O que me atrai é exatamente isso, esse contato com as pessoas, e o fato de poder levar informação e conhecimento de uma maneira mais simples, que qualquer um possa entender”, conta a futura jornalista.

Vestibular

Para quem deseja ingressar em alguma dessas carreiras, a UNIGRAN realiza o Vestibular 2013. As inscrições vão até 29 de novembro e a prova acontece 1º de dezembro. O curso de Jornalismo tem a duração de três anos e meio; já Publicidade e Marketing tem a duração de quatro anos. Mais informações nos sites www.unigran.br e www.vestibularunigran.com.br. (IO)