Acadêmicos de Comunicação Social expõem trabalhos experimentais

Entre os projetos foi possível ouvir um programa de rádio esportivo

Mais um ano está encerrando e para os acadêmicos que estão se formando é hora de apresentar monografias, artigos e trabalhos de conclusão de curso. Para os alunos dos cursos de Comunicação Social a experiência foi vivida na última semana durante a mostra experimental realizada juntamente com a Semana Integrada de Comunicação.

Foram apresentados seis projetos, sendo que quatro eram de Jornalismo e dois de Publicidade e Marketing. Para avaliar os trabalhos foram convidados profissionais das áreas que atuam em Dourados. Marcela Albres, editora regional da TV Morena, avaliou os projetos apresentados pelos acadêmicos de Jornalismo. “Achei bacana, muito interessante as propostas. Apresentaram projetos viáveis economicamente e que pode até continuar circulando depois”.

Normalmente os alunos apresentam seus trabalhos apenas para uma banca com professores. Os projetos de Comunicação são visualizados e avaliados pela comunidade e por profissionais, somente depois passam pela banca. “Isso aproxima eles das pessoas que possivelmente irão contratá-los futuramente. Para quem não teve oportunidade de fazer um estágio é uma forma de ter um contato mais próximo com os veículos de comunicação”, afirma Marcela Albres.

Os dois grupos que apresentaram trabalhos em Publicidade e Marketing também surpreenderam os avaliadores. Irma Lupinetti da Paralela Comunicação gostou das propostas dos alunos e garante que estão todos bem preparados para encarar o mercado. “Percebemos que realmente eles têm uma boa formação, sabem se expressar, se colocar em defesa da ideia. Tiveram uma postura muito legal e vemos que eles têm domínio do conceito que eles apresentaram”, destaca.

Esta experiência para os acadêmicos é o início de uma carreira e Lucimara Luca, do 8º semestre de Jornalismo, sabe disso. A acadêmica juntamente com três colegas criou o site “Beleza em pauta”, especializado em informações sobre beleza. “Esse trabalho em especial abre portas porque vira um portfólio. Nós criamos um site, transformamos uma ideia em realidade, isso é muito gratificante, mostra que temos capacidade de colocar algo no mercado”. (IO)