Acadêmico vence concurso do Exército

Acadêmico recebe o prêmio das mãos do major Gregory e do general João Francisco Ferreira, Comandante Militar do Oeste

Ainda no 8º semestre, o jovem acadêmico Júnior Gandine Ramos, 21, venceu o concurso “O Verde Sustentável do Guaicurus”, realizado pela 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada, em Dourados. Seu projeto de paisagismo foi o escolhido para integrar a construção do novo prédio inaugurado recentemente e que será ocupado pela Companhia.

O concurso, realizado em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, premiou o acadêmico com um notebook, mas, além disso, permitiu que o jovem tivesse uma experiência profissional ainda na faculdade. “Foi uma satisfação muito grande. Muitos começaram e desistiram, mas eu corri atrás e persisti até o final. Vencer um concurso ainda como acadêmico, além de ser gratificante, fica para o currículo”, comenta.

As últimas semanas antes da entrega do projeto foram corridas e Júnior passou muitas noites em claro para conciliar o concurso com as atividades da faculdade, mas no fim, o esforço valeu a pena. “Foram muitas noites sem dormir, mas foi fundamental. O que eu aprendi fazendo esse projeto, foi um exercício profissional”, conta.

Para o coordenador do curso de Arquitetura, Márcio Melo, a oportunidade conquistada por Júnior foi única e fará diferença no mercado de trabalho. “Isso vai marcando o currículo dele. Quando as empresas verificarem o currículo desse rapaz, elas vão notar que há o diferencial”, opina.

Segundo ele, os alunos são constantemente incentivados a participarem de iniciativas como a oferecida pelo Exército, que possibilitam ao acadêmico ganhar experiência e renome. “Sempre temos os cartazes e isso é instigado dentro da sala de aula, para que eles participem e procurem”, diz.

Sustentabilidade

Para vencer, o projeto de Júnior teve que valorizar uma das principais características da Companhia de Comunicações: a sustentabilidade. O major Valdecir Gregory, comandante da Companhia, explica que esse era um dos aspectos mais importantes do projeto.

“A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são bandeiras fortes nossas e nós queríamos que esse projeto contemplasse isso. Que não fosse só um projeto de paisagismo, mas um projeto sustentável nos entornos da nova Companhia”, explica.

O major destaca que, além de premiar o acadêmico pelo seu trabalho, projetos como este aproximam o Exército da sociedade civil. “Nós quisemos que a sociedade douradense, que tão bem acolhe os nossos militares, participasse conosco desse processo. Eu acho que o Exército é a sociedade, nós fazemos parte dela, e um país grande se constrói com uma sociedade integrada”, conclui. (TD)