Nova diretoria do Ceacom será decidida em segundo turno

Antes das votações, foi feito um debate entre os candidatos das oito chapas concorrentes

Na última semana, acadêmicos dos cursos de Comunicação Social da UNIGRAN realizaram debate e votação para a nova diretoria do Centro Acadêmico de Comunicação (Ceacom). Mas entre as oito chapas concorrentes, ainda não foi definida a vencedora. Isto porque neste ano, diferente dos outros, as eleições serão definidas somente em segundo turno.

O Ceacom é uma organização estudantil na qual os estudantes são representados e as eleições são feitas como parte das atividades da disciplina de Marketing Político, do 8º semestre de Jornalismo. Segundo o professor responsável pela atividade, Bruno Augusto Amador Barreto essa prática de eleição real contribui mais para a formação acadêmica.

Antes das votações, foi organizado pelos próprios alunos, sob a orientação do professor, um debate para que os candidatos mostrassem suas propostas. “O debate foi bem proveitoso, até mesmo pelo modelo que adotamos neste ano, deu para todos os candidatos realmente exporem seus projetos, suas ideias, não teve confronto entre os candidatos, então foi bem positivo”, avalia Bruno.

Os estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Marketing tiveram de escolher entre oito chapas. Para Cristina Nunes, acadêmica do 4º semestre de Jornalismo, “é interessante termos um acadêmico que nos represente e, além disso, as eleições estão servindo de experiência para que os alunos de Marketing Político coloquem em prática o que aprenderem, fazendo a assessoria dos candidatos”.

“Do novo centro acadêmico eu espero trabalho, quero que cumpram as promessas feitas durante a campanha, por exemplo, organizar palestras, workshops, integração dos cursos Jornalismo e Publicidade e mais comunicação entre coordenação e alunos”, considera Cristina.

Josilaine Rodrigues Silva, acadêmica do 8º semestre de Publicidade, também aprovou o debate antes das votações e já cobra dos que assumirem a diretoria. “Nós pudemos ver as propostas dos candidatos e espero que dessa vez, quem for eleito colabore na organização do Sincom [Semana Integrada de Comunicação]. Gostaria que a nova diretoria do Ceacom participasse mais, cumprissem as promessas quando assumirem”, desafia.

Votações vão a segundo turno

No total foram computados 118 votos. A chapa 1, composta por Soraia e Carlos Eduardo  obteve 7,62% (9 votos); chapa 2, Rafael Henrique e Leonardo 15,25 % (18 votos); chapa 3, Gabriel Mancin e Bruna 4,23% (5 votos); chapa 4, Lívia e Renan 29,66 % (35 votos); chapa 5, Fábio e Thayná 4,23% (5 votos), chapa 6, Emilia e Monica 27,96% (33 votos); chapa 7, Gabriel Zanchet e Kênio 0% (0 votos) e chapa 8, Alexandre e Rosivaldo 11,01 % (13 votos).

O professor Bruno afirma que “nesta edição, tivemos uma participação bem grande de candidatos, então, são oito chapas. É a primeira vez que teve tanta gente concorrendo e o segundo turno é primeira vez, pois nenhum candidato alcançou 50% dos votos”. (SG)