UNIGRAN sedia encontro sobre a história da mídia

Todos os anos os cursos de Comunicação Social da UNIGRAN realizam uma semana integrada, este ano, o evento acontecerá integrado a outro encontro da ALCAR-CO (Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia), que é uma rede (Alfredo de Carvalho) de pesquisadores dedicada a estudar a história da mídia no Brasil. Esta será a primeira edição realizada no Centro–Oeste. Serão três dias com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos voltados ao tema história da mídia. A programação começa hoje, dia 30, com oficinas no período da tarde. A noite acontece uma mostra experimental dos acadêmicos do último ano de Jornalismo e Publicidade e Marketing. “Essa mostra tem o intuito de apresentar não só a comunidade, mas aos meios de comunicação e as agências de publicidade o material produzido pelos alunos. Essa é a oportunidade deles divulgarem e mostrarem o trabalho que eles desenvolveram. É um trabalho prático, uma experiência com o cliente”, explica Gabriela Mangelardo, coordenadora dos ID_CURSOs. Na noite de quarta-feira será realizada a abertura oficial da ALCAR-CO com a palestra da doutora em Comunicação Social, Ana Carolina Temer, com o tema “Televisão: a padronização cultural no interior do Brasil”. Na quinta-feira, 31, pela manhã a discussão continua com duas mesas redondas. Uma abordará a “História da mídia no Centro-Oeste” e a outra “História da imprensa na fronteira”. No período da tarde acontecem as apresentações dos 39 trabalhos inscritos, de acordo com a coordenadora Gabriela os trabalhos foram divididos em grupos temáticos como: História do jornalismo, historia da publicidade, da mídia impressa, da mídia digital, da mídia sonora, da mídia audiovisual e visual, da mídia alternativa e historiografia da mídia. O evento encerra à noite com a palestra “Marketing político: a evolução histórica desse conceito no Brasil”, com Adolfo Queiroz, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Ele hoje é o principal estudioso do assunto no Brasil, dentro de pesquisa na área de marketing político. O tema é interessante porque vivemos ainda um momento político ou resquícios de um momento político, e é uma área que está em ascensão. Nosso interesse é que, além de alunos e profissionais da área, a comunidade também venha assistir essa palestra”, destaca a coordenadora. Ainda durante o evento será lançada a 2ª edição da revista Comunicação & Mercado, Revista Multidisciplinar da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNIGRAN. As inscrições podem ser realizadas somente até hoje, na coordenação do ID_CURSO, o valor é R$ 40,00. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3411-4173. (IO)