Palestra debate o trabalho conjunto entre arte e educação

Na virada educacional arte e educação passam a caminhar juntas
Durante toda a última semana, a UNIGRAN recebeu artistas plásticos, apresentações, shows e exposição de obras de arte. Foi a XXVIII Uniarte, evento anual realizado pelos acadêmicos e professores do ID_CURSO de Artes Visuais, que além de divulgar as atividades realizadas pelo ID_CURSO, incentiva a cultura de toda a região. Uma das principais palestras foi ministrada pela professora Monica Hoff, da Fundação Bienal do Mercosul - Porto Alegre, com o tema “A (dita) virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto brasileiro”. A professora explica que o movimento em que a arte utiliza práticas pedagógicas para se expressar é interessante, “porque embora educação e arte atuem juntas, sempre atuaram num campo de batalha”. Segundo ela, este é um movimento inovador que acontece no campo artístico e não educacional. “Essa virada educacional é uma mudança radical dentro da arte, que nunca se mostrou interessada pelos métodos pedagógicos e, de repente, ela vê nisso uma grande força, um grande projeto, e começa a construir esse pensar a partir disso.”, define. A acadêmica Sabrina Vieira, do 4º semestre de Artes Visuais, que assistiu à palestra, destaca a mudança na postura da arte proposta pela Virada Educacional. “Achei super bacana, porque a palestrante traz a arte e a educação mais próximas. Agora existem projetos que juntam isso, política, educação, arte e beleza. É incrível ver a arte e a educação mudando a vida das pessoas”, elogia. Já Ana Paula Klein de Alencar, do 6º semestre de Pedagogia, aponta as vantagens, para a educação, nessa nova parceria. “É a criatividade. A gente pode construir coisas, formar novos métodos para a educação, porque o educar é uma arte”, analisa. (TD/SG)