Pós-graduação também é opção para profissionais experientes

A tecnologia é a grande aliada no georreferenciamento
Nem sempre dá para terminar uma graduação e continuar a carreira acadêmica. Muitas vezes o recém-formado não tem interesse, ou mesmo condições, e acaba indo direto para o mercado de trabalho. Mas nunca é tarde para se especializar e, na maioria das áreas, profissionais qualificados estão sempre em falta. Foi o que aconteceu com Wanly Pereira, 59, que se formou em Engenharia Civil em 1978 e, dos bancos da universidade, foi direto para o mercado de trabalho. “Em São Paulo trabalhei em uma porção de coisas, em saneamento e cálculo estrutural. Então vim para cá, comecei a trabalhar ajudando minha família e me afastei da profissão”, lembra. Depois de 15 anos longe da profissão, porém, a engenheira decidiu se dedicar a uma área pela qual era apaixonada, o georreferenciamento, e encontrou a solução na pós-graduação oferecida pela UNIGRAN. Para ela, a pós incrementa o currículo. “Faz diferença porque a gente objetiva o nosso estudo, enfoca em uma coisa só, e isso faz diferença sim”, conta. O georreferenciamento é uma área em expansão e quem explica mais sobre ele é o engenheiro agrícola e professor do ID_CURSO, Vanderlei Artur Bier. “É a descrição do imóvel em seus limites e confrontações, informado suas características referenciadas ao sistema geodésico brasileiro, com precisão fixada pelo INCRA”, esclarece. Wanly e seus colegas de turma têm, assim que formados, um vasto mercado de trabalho à frente, já que ainda existem poucos profissionais na área. “O campo de trabalho é enorme. Toda vez que você quiser registrar ou alterar alguma coisa na propriedade, vai necessariamente precisar do georreferenciamento”, ilustra o professor. (TD)