Polícia Militar palestra a acadêmicos sobre prevenção de crimes e acidentes

Tenente da Força Tática Pablo Soares ministra palestra para acadêmicos da UNIGRAN
Acadêmicos da UNIGRAN tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre “Prevenção de Crimes e Acidentes” e “Orientações durante Abordagem Policial” em uma palestra ministrada pelo tenente da Polícia Militar, Pablo Luiz Galiardi Soares. O objetivo da palestra foi de aproximar a PM da sociedade e divulgar para comunidade acadêmica alguns procedimentos e ações a serem adotadas, além de mostrar alguns trabalhos realizados. O tenente Pablo Soares atua na Força Tática, que é uma unidade de elite na região de Dourados e sul do estado, que opera em ocorrências de alto risco, como roubos, sequestros, roubo com reféns, pessoas armadas, furtos, tráfico de drogas, ou seja, em ocorrências de mais vulto. Segundo ele, hoje, Dourados conta com aproximadamente 400 policiais militares e, na Força Tática, um pelotão com cerca de 30 policiais. Durante a palestra foram abordadas algumas dicas de questão de segurança, como uma pessoa, tomando algumas atitudes, pode evitar crimes. “A maioria dos crimes podem ser evitados com ações simples. Por exemplo, nas residências deixar uma lâmpada acesa do lado de fora, quando for viajar não deixar uma lâmpada acesa 24 DATA_HORAs porque isso indica que não há ninguém na casa, recolher os jornais. A questão de deslocamento também cuidar com carteiras e bolsas expostas, não falar ao celular andando”, esclarece Soares. Outra orientação foi quanto à abordagem policial, como funciona, onde está prevista, por que a polícia faz esta abordagem, qual a competência da PM, o uso da arma, revista pessoal, etc. “Explicando estas leis que estão na Constituição Federal, no Processo Penal, é possível tirar dúvidas que muitos ainda têm, exemplificando com vídeos que mostram casos de acertos e erros de policiais”, destaca o tenente. Cleyciele Olímpio de Oliveira está no 2º semestre de Estética e Cosmética, para ela, “a palestra foi de grande valia, porque muitas pessoas não conhecem as coisas que aprendemos com o policial e, às vezes, acontece alguma abordagem e não sabemos como agir, como proceder nesta situação. Com esse conhecimento adquirido, eu posso orientar outras pessoas, amigos, parentes”. O acadêmico André Moura e Silva, do 2º semestre de Direito já foi militar do Exército e entende sobre o assunto. Em sua opinião, “essa aproximação deve ser feita no dia-a-dia. Isso é importante para os acadêmicos para aprender como que é o procedimento e o que podem fazer para evitar assaltos, como foi explicado na palestra”. Constitucionalmente, a competência da Polícia Militar é o policiamento ostensivo e preventivo em função da ordem pública. Então, prevenir os crimes. Para Caroline de Oliveira, acadêmica do 2º semestre de Psicologia, “é muito interessante saber essas informações para usar no dia-a-dia e também para passar aos outros. É super importante a Polícia Militar, junto com a sociedade, transmitir todos esses cuidados à comunidade”. (SG)