Presidente do CFA traça perfil do profissional de administração

O presidente do CFA, Sebastião Luiz de Mello, durante sua palestra na UNIGRAN
Na última semana os acadêmicos dos ID_CURSOs de Administração, Ciências Contábeis e Administração de Agronegócios participaram de uma jornada acadêmica que trouxe a “Formação, Atuação e o Desafio Profissional” como tema. O presidente de Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello, foi um dos palestrantes que discorreu sobre o assunto. Durante sua fala, o presidente abordou uma pesquisa realizada em todo território brasileiro que traça o perfil dos profissionais da administração. “Essa pesquisa trouxe alguns dados reveladores. O administrador, hoje, é jovem e a grande maioria é do sexo masculino. A maioria dos profissionais é graduada em universidades particulares. Somente 18% são de faculdades públicas”, revela Sebastião. O presidente do CFA relata que grande parte dos administradores não escolheu o ID_CURSO por vocação, mas por necessidade, porque entendeu que o ID_CURSO ofereceria um leque de oportunidades que pudesse dar condições de empregabilidade. Em compensação os contratantes estão mais exigentes, “o mercado está cobrando muito um administrador ético, com uma visão de conjunto e que seja especializado em uma área”, afirma. Já na abordagem sobre atuação, os alunos puderam participar da palestra do professor Maurício Takahashi da Universidade Mackenzie de São Paulo que ministrou a palestra “Globalização do Mercado de Capitais: IFRS”. Takahashi destaca o que o profissional, seja ele administrador, contador ou gestor, precisa para atuar nessa área, “o mercado de capitais é um mercado de investimento. O profissional da área precisa de informações e de dados, precisa de um levantamento, para que o tomador de decisão ou a pessoa que vai investir possa ter certeza que fará o certo”. “O Brasil é a bola da vez e, sendo assim, este é o momento de falar que queremos o crescimento, a enxurrada de investidores e de dinheiro. Eles podem vir, mas eles têm que saber a porta de entrada, e para eles saberem a porta eles precisam de informação de qualidade e de dados que comprovem que será rentável esse investimento, esse é o papel do profissional da área de mercado de capitais”, completa professor Maurício. (IO)