UNIARTE começa hoje com homenagem a Paulo Rigotti

Acadêmicas de Artes Visuais acertando os últimos detalhes para exposição
Todos os anos a expectativa é grande, esse ano não está sendo diferente. Hoje, dia 22, começa mais uma edição da UNIARTE, uma semana inteira na qual a arte e a cultura é a prioridade. Nos corredores, nos blocos, no pátio, em cada canto da UNIGRAN será possível observar e contemplar algumas obras artísticas. A XXXVIII UNIARTE acontece juntamente com o IX Encontro Multidisciplinar de Educação que terão como tema os “Desafios da Educação Contemporânea em tempos híbridos”. “Vamos discutir várias problemáticas da educação que estão em pauta no Brasil a fora, inclusive traremos pessoas, palestrantes que vão falar em cima desses problemas”, informa Maria Claudia Luz Ollé, coordenadora do ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN. Ainda de acordo com a coordenadora, a parte plástica do evento será, “uma mistura de coisas de materiais e de cores. É toda essa mistura que se volta para a plástica”. Agregando ao clima de cores, a UNIARTE traz esse ano uma coletiva de grafiteiros de Campo Grande, “o grafite hoje é o grande boom da arte contemporânea, até pouco tempo o grafite era considerado paredes pichadas, marginalizadas e hoje é uma arte que conquistou o seu espaço”, garante Claudia. Outro destaque para esse ano é a exposição das obras do professor Paulo Rigotti, falecido há poucos meses, “a exposição será uma retrospectiva das artes do nosso querido e saudoso professor Paulo Rigotti, a UNIARTE esse ano é em homenagem a ele que foi nosso professor aqui por 15 anos e era meu grande parceiro na montagem desse evento. É merecida essa homenagem porque ele é um grande artista sul-mato-grossense”, afirma Ollé. O evento, além de trazer conhecimento e cultura, proporciona aos acadêmicos de Artes Visuais a exposição de seus trabalhos e reconhecimento por parte da comunidade. “É um momento de muito trabalho, vamos expor tudo o que nós aprendemos até hoje. É claro que chegando aqui com esses trabalhos me sinto uma artista, mas ainda falta muita coisa para chegar aos pés dos professores”, avalia Linda Missako Hayakaua Simada Komori, acadêmica do 6º semestre. O valor da inscrição é R$ 40,00 e pode ser feita até o momento da abertura. Serão oferecidas várias oficinas para educadores e também para profissionais de outras áreas como publicidade e arquitetura. Programação A abertura oficial começa às 19 DATA_HORAs no Salão de Eventos da UNIGRAN e conta com uma homenagem especial (in memoriam) ao artista plástico e professor Paulo Roberto Rigotti com preleção da professora Maria da Glória Sá Rosa. Na sequência, às 20h, Juci Ibanez e seus músicos, Daniel Magela, Caxingue, Rajiv Costa, assumem o palco para abrilhantar, ainda mais, a abertura do evento. Logo após o show, às 21h, haverá lançamento de livros e noite de autógrafos com a presença dos autores, Maria da Glória Sá Rosa e Albana Xavier Nogueira - A literatura sul-mato-grossense na ótica de seus construtores; Ivone Macieski - A vida é feita de afetos; Maria Leticia Rauen Vianna - Desenhando com todos os lados do cérebro-possibilidades para transformação das imagens escolares; Terezinha Bazé de Lima - Educação e desenvolvimento da competência humana: memória da trajetória construída em diversos contextos; Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi e Marcos Antônio Bessa-Oliveira - Misturas e Diversidade: reflexões diversas sobre arte e cultura contemporâneas; professora doutora Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi (Editora) - Revista Transdisciplinar de Letras, Educaçao e Cultura da Unigran - Interletras - Volume 3 - Edição Número 16 - Outubro de 2012/Março de 2013. A programação conta ainda com o “vernissage” das exposições de artes visuais. Os alunos de artes visuais sob a orientação dos professores desenvolvem 10 exposições que representam a temática escolhida. Além dessas, serão abertas mais uma exposição coletiva, outra individual de Jonir Figueiredo e Exposição Individual Especial – “Retrospectiva Paulo Rigotti”. Na exposição coletiva de artistas convidados “Coletiva Grafitagem” estão Cleir, Guto Navieira, Gil Beto, Jeferson de Barros,João Tatoo, Jonir Figueiredo, Marilena Grolli, Patricia Helney, Patricia Rodrigues, Rachel Alvarenga, Rafael Mareco, Renan Novato, Tete Irie, Tofú, Vinicius Ibanhez e Verme. A Feira de Arte Mix, a Feira de Arte e Cultura Popular da Agraer e a Feira Étnica, também serão abertas na segunda e ficarão de terça até sexta (26) das 8h às 22h no saguão do bloco III. Os produtos das feiras estarão sendo comercializados por um valor especial nesta XXVIII Uniarte. Mais informações acesse: http://www.unigran.br/eventos/uniarte/. (IO/SG)