Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN comemora 10 anos

Na Clínica o destaque vai para os atendimentos a idosos
Este é o ano da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN que completa 10 anos de serviços, ajudando os acadêmicos nas aulas práticas e também nas consultas a comunidade externa. Sendo considerada referência na Grande Dourados. Somente no primeiro semestre deste ano foram mais de três mil atendimentos, como destaca a coordenadora da Clínica de Fisioterapia, Simone de Souza Elias Nihus, “realizamos muitos atendimentos, só nos primeiros seis meses de 2012 foram cerca de 3180 atendimentos individualizados, então é um centro de referencia na região. A Clínica é importante para a comunidade, pois também desafoga o serviço público”, ressalta. Assim o acadêmico passa por diversos ID_TIPOs de atendimentos, tendo uma formação generalista, saindo com experiência em diferentes casos, “temos atendimentos de forma generalizada, englobando todas as áreas da fisioterapia, desde fisioterapia ortopédica, saúde da mulher, fisioterapia neurológica, cardiológica, respiratória, damos uma formação generalista, que é o que o MEC espera. E depois ele saindo, ele vai fazer uma pós-graduação, procurar se especializar o que é muito importante”, explica o professor supervisor de estágio Sidney Sato. A Clínica também realiza várias ações, como é o caso do projeto “Qualidade de vida na 3ª idade”, “o projeto, é em parceria com o ID_CURSO de Serviço Social, formado por idosos. O projeto está ativo há sete anos, e conta com, em média, 37 idosos, é interdisciplinar e envolve vários ID_CURSOs. Estes pacientes estão há vários anos aqui na clínica, já são uma grande família”, comenta a coordenadora. Severino Soares Barbosa, de 67 anos é um dos pacientes da Clínica. Ele é atendido pelos fisioterapeutas e acadêmicos da UNIGRAN há sete anos. Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Severino perdeu muitos movimentos, chegando a andar de cadeira de rodas, “faço tratamentos de derrame e AVC, estou fazendo o tratamento e cada dia me sinto melhor, pois entrei aqui de cadeira de rodas e hoje já estou andando normalmente. Eu agradeço primeiro a Deus e segundo o pessoal da UNIGRAN, que é muito trabalhador. Aqui é 10! Aqui é muito bom”, destaca o paciente. Mesmo já sendo referência em Dourados e nas cidades ao redor, a coordenação pretende melDATA_HORAr ainda mais o atendimento, “o principal não é pensar em termos de futuro, mas pensar no agora, pensar na manutenção de qualidade. Mesmo sendo um atendimento executado pelos acadêmicos, muitos pacientes procuram a Clínica, não só porque atendemos basicamente o SUS (Sistema Único de Saúde), mas também pela qualidade de tratamentos, isso nós ouvimos dos pacientes. Então queremos manter esta qualidade para o futuro, melDATA_HORAr cada vez mais”, observa Sato. Atendimento e comemoração A clínica atende de segunda a sexta das 08h às 11h30 e das 13h às 16h40, sendo os atendimentos gratuitos e realizados por acadêmicos do último ano de Fisioterapia orientados e supervisionados pelos professores da graduação. A comemoração dos 10 anos da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN será realizada durante a XIII Jornada acadêmica de fisioterapia, que acontece durante os dias 24 e 26 de outubro. (FC)