Aula prática de Jornalismo On-line aproxima estudantes do mercado de trabalho

As aulas no laboratório integram teoria e prática do Jornalismo On-line
Todos dias chegam às redações de jornais, sites, TV’s e rádios, diversas informações para, quem sabe, se tornar uma reportagem. Uma proposta no ID_CURSO de Jornalismo da UNIGRAN, busca a publicação de matérias produzidas por acadêmicos dentro da disciplina de Webjornalismo/Laboratório em sites de Dourados e região. O professor da disciplina, Helton Costa conta que as notícias são produzidas por alunos do 6º semestre e “são divulgadas como forma de incentivo a esses nossos futuros pares e pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias os sites receberão notícias produzidas pelos discentes. A proposta é de que os alunos tenham a oportunidade de publicar suas matérias tanto em blog institucional, quanto em jornais eletrônicos do estado”. E o resultado tem sido bom. “Nós fizemos um clipping do que saiu, na primeira semana, pelo menos dez veículos de comunicação publicaram o material”, afirma o jornalista. Segundo Costa, “é uma forma do aluno ter contato com esse mercado de trabalho que em breve estará inserido e também é uma forma das pessoas conhecerem um pouco do que é desenvolvido dentro da disciplina”. O professor explica que toda aula tem a parte teórica e também a prática, em que os estudantes fazem entrevistas, tiram fotos e produzem os textos direcionados a web. A acadêmica Linéia Martins teve sua matéria publicada em quatro sites. A reportagem “Águas do Arnulpho Fioravanti são impróprias para recreação, diz pesquisa”, falou sobre um estudo realizado por estudantes de Biomedicina da UNIGRAN, na qual foi analisada a água do lago localizado atrás do shopping, que serviu para mostrar a qualidade desta água à população e fazer um alerta sobre os cuidados, já que o lago deságua no rio Dourados, que abastece a cidade. Para a estudante, ter a matéria publicada foi interessante. “Vale muito porque é algo que depois de se formar, a gente teve a aula prática, mostrando que realmente aprendemos da maneira correta. Dá um certo orgulho do que a gente faz”, considera Linéia. Conforme o professor Helton, durante a disciplina serão utilizados todos os reID_CURSOs da web. “O jornalismo on-line acaba agregando conceitos de outras disciplinas, tem o texto que vem do jornalismo impresso, a inserção de áudio, que eles aprendem em rádio, tem TV, na aula de telejornalismo, fotografia, diagramação para conhecer um pouco de layout, então é uma característica deste meio”, esclarece. “A sala se mostrou bastante interessada, tanto é que o envio à imprensa não é obrigatório, as pessoas que fizeram a atividade gostaram, até porque quando a gente manda para imprensa, como é uma característica do on-line, não se tem muito controle de onde vai sair, então, teve site de Aquidauana, Caarapó, e claro, Dourados que publicaram as matérias”, finaliza o professor. (SG)