Dia das Crianças é antecipado em Hospital da Missão

Atividade auxilia no tratamento de crianças internadas
Eles chegaram cedo, com pacotes coloridos e violão a tiracolo. Vestiam jalecos brancos, mas isso é comum no Hospital da Missão, em Dourados, que atende parte da população indígena da cidade. A diferença é que esse grupo de visitantes não estava lá para levar remédios, mas sim sorrisos às crianças internadas, uma semana antes do Dia das Crianças. Eram alunos do 10º semestre de Psicologia da UNIGRAN, que com muita música e animação, deixaram a estadia das crianças no hospital um pouco mais acolhedora. Cada criança ganhou um brinquedo, arrecadado em campanha organizada pelos próprios alunos, e também desenhos e balões coloridos para deixar um pouco mais coloridas as enfermarias. E nem as mamães mais recentes ficaram de fora, a mesma atenção foi dada aos recém-nascidos. No começo, as crianças mais velhas pareciam um pouco desconfiadas, mas logo os sorrisos começaram a aparecer e alguns até arriscaram uma coreografia ensinada pelos dois alunos que cuidavam da voz e violão. E é essa mudança de comportamento que torna o trabalho gratificante, segundo os alunos. “Aqui a gente ajuda a melDATA_HORAr o entrosamento entre eles e isso é muito bom. Esse cuidado que a gente tem com as crianças é o que faz com que eles tenham esse desenvolvimento. O gratificante é vê-los melDATA_HORAndo e se desenvolvendo um pouquinho mais com o nosso trabalho e o trabalho de todos os funcionários daqui”, conta a acadêmica Jéssica Calepso Arse, 23. O diretor administrativo do hospital, Esdras Augusto Hosrri, afirma que a interação entre crianças e acadêmicos é de grande utilidade. “As crianças que ficam internadas aqui têm uma carência afetiva muito grande, então esse carinho e cuidado dos profissionais e estudantes com as crianças é fundamental”, diz. Ele aponta também que é possível notar a diferença no tratamento das crianças que recebem essa atenção extra. “A gente percebe claramente que as crianças deixam de ser arredias ao contato e, com esse ID_TIPO de trabalho, elas têm uma facilidade maior para que os próprios profissionais do hospital trabalhem com elas mais facilmente”, garante. A atividade faz parte de um estágio eletivo do ID_CURSO e também pode acontecer em outros hospitais da cidade, dependendo de onde os acadêmicos estão estagiando. A arrecadação de brinquedos e roupas acontece durante todo o ano. Os interessados em realizar uma doação, devem procurar a coordenação do ID_CURSO de Psicologia, no Bloco 3 da UNIGRAN, ou entrar em contato pelo número (67) 3411-4109. (TD)