Hospital Veterinário vacina cães e gatos contra a raiva

A vacinação previne a doença, que não tem cura
Sempre é bom manter a saúde em dia, consultar o médico e estar com a carteira de vacinação atualizada. Assim como os humanos os animais também necessitam desses cuidados, por isso o Hospital Veterinário da UNIGRAN organizou uma campanha e vacinou cães e gatos contra a raiva. Fabiana Rangel, médica veterinária do hospital, explica que a vacinação é preventiva. “É para que os animais não adoeçam. Se as pessoas começarem a deixar de vacinar os animais pode ser que volte a aparecer casos da doença. O único método de evitar é através da vacinação. Caso ele pegue a doença, ele é sacrificado, os animais doentes trazem riscos para a saúde pública”, alerta a médica. A doença pode ser transmitida de várias formas para os cães e gatos, não esquecendo que os humanos também podem contrair a doença. “Eles são infectados através dos próprios animais contaminados e também por morcegos. Já os humanos contraem a doença através da mordida do animal”, explica Fabiana. Em caso de mordida, a médica veterinária orienta o procedimento: “primeiramente, não matar o animal, muitos matam o cachorro por conta disso. Avise o Centro de Controle de Zoonose (CCZ), para que este animal fique em quarentena, nem todos os animais mordem por conta da raiva, o histórico de doenças do animal deve ser levado em conta. Lave a ferida com sabão e procure um médico”. Foram dois dias de vacinação no pátio do Hospital Veterinário, localizado no Bloco 5 da UNIGRAN, e muitas pessoas levaram seus animais para vacinar, como Thailla Batistoti, que levou seu cachorro, um lhasa apso chamado Leôncio. “A raiva é uma doença que quando acomete um animal não tem tratamento, então é importante trazer o animal para tomar a vacina. Sempre deixo a carteirinha de vacinação atualizada”, comenta a dona do cãozinho. (FC)