I AgroTec traz conhecimento através de mini-ID_CURSOs

Mais didáticos, os mini-ID_CURSOs complementaram o aprendizado de sala de aula
Plantas daninhas de difícil controle têm preocupado produtores rurais de vários estados brasileiros. O profissional responsável por controlar essa erva é o agrônomo ou o tecnólogo. Por isso, um dos principais temas abordados no I AgroTec, Jornada Integrada dos ID_CURSOs de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola da UNIGRAN, foi sobre a ação dos herbicidas em plantas daninhas. O mini-ID_CURSO “Mecanismo de ação de herbicidas” foi ministrado pelo professor e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), Pedro Jacob Christoffoleti, que esclareceu para os alunos como funciona a ação do herbicida na planta. “O mecanismo de ação é como o herbicida penetra na planta daninha e mata, porque o objetivo de aplicar um herbicida é matar, pois ela é indesejável dentro da cultura. É indispensável o processo para que a cultura se desenvolva e cresça sem interferência”, ressalta Christoffoleti. O pesquisador explica que o herbicida penetra dentro da planta e age em um processo bioquímico. “É importante que os profissionais conheçam exatamente como esse herbicida atua, como é seu processo fisiológico. Porque só assim ele saberá os sintomas que vão ocorrer, e irá entender como deve ser feita a aplicação. E o mais importante é que ele faça a diversificação de aplicação, pois a aplicação de um único mecanismo de ação induz a seleção de plantas resistentes”, alerta. Professor Jacob exemplifica, “é como se fosse na medicina, se você usa só um remédio o corpo acaba ficando resistente. A planta daninha é a mesma coisa, no caso da agricultura a melhor maneira de evitar esse fenômeno de selecionar uma planta resistente é diversificar os mecanismos de ação”. Foram diversos mini-ID_CURSOs para que os acadêmicos pudessem escolher os que mais interessavam a eles. A acadêmica Carla Franciele Effgen, do 4º semestre de Agronomia, optou pelo mini-ID_CURSO “Interpretação, correção e recomendação de fertilizantes”, oferecida pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dr. Leandro Flávio Carneiro. “A recomendação de fertilizante é muito utilizada, e temos que ter um pouco mais de conhecimento, ter mais prática, conhecer melhor como recomendar e como utilizar o produto na lavoura”, afirma a acadêmica. As coordenações dos ID_CURSOs optaram por realizar apenas mini-ID_CURSOs, a opção foi aprovada pela acadêmica. “A realização de mini-ID_CURSOs é bem melhor, porque se tem uma prática, você está frente a frente com um professor da área que pode tirar a sua dúvida de uma maneira mais liberal do que em uma palestra, que normalmente você só ouve e às vezes tira as duvidas no final. É mais adequado, muito mais didático”, descreve Carla. (IO)