Acadêmicos de Enfermagem fazem conscientização sobre doação de órgãos

Os alunos conversaram com os pacientes e pessoas que passaram pelo local.
No último dia 27, foi celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, e em todo o país pessoas se mobilizaram para conscientizar a população sobre a doação. Os acadêmicos do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, que fazem estágio no Hospital da Vida em Dourados, não ficaram de fora dessa ação a favor da vida. De acordo com o professor de estágio, Joselito de Araujo Menezes, os alunos fizeram conscientização para a população que passava em frente do hospital, durante todo o dia. A acadêmica Maira Antônia Ferreira de Oliveira, do 8° semestre, conversou com as pessoas orientando que elas devem avisar seus familiares sobre a doação, “a maioria das pessoas não sabem, que não adianta a pessoa querer doar o órgão, a família tem que autorizar. Não basta só querer ser doador, tem que avisar a família”, explica. Durante a manifestação os alunos esclareceram as dúvidas da população, “os acadêmicos ajudaram a desmistificar muitos mitos que existem, em relação a doação. Sabemos que o momento de autorizar a doação é muito difícil, é um período de luto que não é fácil de se passar e é uma decisão complicada, porém a liberação da doação pode salvar muitas vidas”, comenta a Assistente Social do Hospital da Vida, Kely Favero Matos. O coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), Raul Espinosa, esclarece como é realizado o procedimento de doação, “quando temos um doador em Dourados os dados são passados para a central em Brasília, que passa a informação para o Brasil, para ver quem está com um possível receptor que preencha o requisito deste doador. Feito isso uma equipe de transplante vem para cá, faz a captação do órgão e depois é feito o transplante na respectiva cidade”, conclui.(FC)